Michigan pode ser o primeiro estado dos EUA com estradas de carregamento sem fio

A governadora Gretchen Whitmer, de Michigan (Estados Unidos), abriu o salão do automóvel Motor Bella esta semana, anunciando que o estado começaria a testar estradas de carregamento sem fio. Sim, a ideia pode ser vista como trazer aquelas bases e almofadas wireless nas quais você pode carregar seu telefone para a realidade dos EVs. Com o sistema anunciado pela governadora de Michigan, seria possível para os EVs serem carregados enquanto trafegam, evitando assim paradas para cargas na bateria em estações dedicadas.

Segundo Whitmer, um trecho de uma milha (cerca de 1,6 km) de estrada seria escolhido para o projeto piloto de carregamento sem fio. Até o momento, não está claro como a tecnologia funcionaria, quando o projeto piloto estaria operacional nem quanto custaria, embora esse tipo de avanço tenha sido discutido por especialistas como um possível futuro para carregamento.

O estado se junta a outro estado americano, o de Indiana, e a várias organizações internacionais, incluindo governos, com planos semelhantes. No início deste ano, o Departamento de Transporte de Indiana anunciou que começaria a testar o pavimento de rodovias de carregamento sem fio. O plano de Michigan colocaria o estado à frente de Indiana, indo diretamente para a fase de teste de estradas. O Departamento de Transporte de Michigan está planejando emitir um pedido de proposta em 28 de setembro.

Em Indiana, os trabalhos estão sendo feitos com a Purdue University e a empresa alemã Magment. Os testes ocorrerão em fases, começando com testes e validação de diferentes tipos de pavimentos. A fase três é quando o teste real começa, embora o local e o prazo ainda não tenham sido definidos. A tecnologia da Magment faz uso de um meio de concreto que apresenta partículas magnéticas embutidas na lama para transmitir energia sem fio aos carros elétricos. E faz isso enquanto os veículos estão em movimento.

Do Olhar Digital