Morcegão assume coordenação de São Bernardo no lugar de Krica


Krica e Morcegão. Fotos: Rossana Lana / SMABC

Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, deixou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC após 16 anos, para assumir a chefia de gabinete do vereador Paulo Dias, do PT de São Bernardo.

Em seu lugar na coordenação de São Bernardo assumiu Nelsi Rodrigues, o Morcegão, que responderá pela organização de mais de 30 mil trabalhadores.

Ambos têm uma trajetória parecida. São operadores de máquinas e em 93 foram eleitos pela primeira vez para um CSE. Krica pela Magneti Marelli e Morcegão pela Mahle.

“Militar no Sindicato é equivalente a uma passar pela universidade. A única diferença é não receber diploma”, brincou Krica. 

E destacou três fatos de sua história sindical. O primeiro mandato no CSE, o racha entre os metalúrgicos do ABC e Santo André e a eleição de Lula.

“Quando você é eleito acha que pode tudo, mas não é bem assim. Esse foi o meu primeiro choque com a realidade. Foi educativo”, disse.

Ele prometeu continuar na nova função tudo que aprendeu no Sindicato, principalmente a capacidade de organização e o dinamismo.

Sindicato fica
Morcegão também garantiu continuar com esse empenho no novo cargo. “Vou assumir a tarefa com esse mesmo espírito de manter o diálogo. A relação do Sindicato com os trabalhadores tem que ser permanente e os patrões precisam respeitar isso”, afirmou.

O dirigente lembrou sua passagem como coordenador da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra como um grande aprendizado. “Quando cheguei lá tinha empresa que não entregava nem sapato, nem uniforme aos trabalhadores”, contou.

E continuou. “Quando as pessoas me perguntam o que ganho no Sindicato, respondo que é o prazer de poder fazer algo para melhorar as condições de trabalho, da sociedade e da vida das pessoas. Nós iremos passar, mas a política desse Sindicato, o papel que ele representa na sociedade vai ficar”, concluiu.

Da Redação