MOVA-ABC alfabetiza 77 mil

Ao completar dez anos de vida, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA-ABC, alfabetizou mais de 77 mil pessoas e se firmou como o processo de educação mais atuante e eficiente já criado aqui na região.

São significativos os números do MOVA-ABC. Do total de pessoas alfabetizadas desde 1995, um terço passou pelas escolas do movimento.

O coordenador do MOVA-ABC, Tarcísio Secoli, secretário-geral do Sindicato, acredita que o sucesso do MOVA-ABC se deve a dois diferenciais.

“Demos preferência aos monitores populares e, a partir deles, localizamos as pessoas nos bairros, já que elas não procuram uma solução para a situação de analfabetismo por causa da baixa-estima”, explicou.

Atualmente, o MOVA-ABC tem 532 salas e atende 12.580 alunos. Só não cresce mais por falta de parcerias. Existem 225 monitores cadastrados e mais de 3.400 pessoas querendo estudar, mas não existem recursos para montar as salas de aulas.

O método de alfabetização utilizado pelo movimento foi elaborado pelo educador popular Paulo Freire e consiste em educar conforme a realidade dos alunos.