Movimento pela Reforma Política realiza ato hoje em Brasília

As entidades que organizaram, no ano passado, o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma Política no Brasil estarão hoje, às 14 horas, no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares na convocação oficial da consulta.

Depois de mobilizarem quase 8 milhões de brasileiros em mais de quatro mil cidades, o movimento parte para uma nova etapa da luta pela Reforma Política Popular.

O mote escolhido para traduzir esta fase da campanha é “Plebiscito Cons­tituinte: Tem de ser Oficial”.

Para isso, o Congresso deve votar e aprovar o Projeto de Decreto Legislativo, o PDL 1508 de 2014, acolhido por 181 deputados federais, número suficiente para dar início ao trâmite da matéria.

Nova Identidade Visual

A campanha também lançará nesta quarta-feira sua nova identidade visual. A palavra de ordem é: Plebiscito Constituinte – Tem que ser Oficial. O novo visual ficará disponível nas redes a partir das 11h.

No dia 6 de março, será realizada a Plenária Nacional pelo “Plebiscito Constituinte: Tem de ser Oficial”.

Parlamento conservador

Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parla­mentar, o Diap, aponta que o Congresso eleito para o mandato 2015-2018 é o mais conservador desde 1964.

De acordo com o Diap, o aumento do número de deputados militares, religiosos, ruralistas e de outros segmentos conservadores reflete um Con­gresso que não acompanhara o projeto dos trabalhadores.

O resultado das eleições também significa que o debate sobre a Reforma Política não será feito por parlamentares com esse perfil.

Plebiscito em números

450 ORGANIZAÇÕES E 1.800 COMITÊS POPULARES PARTICIPARAM

MAIS DE 40.000 URNAS POR TODO O PAÍS

TOTAL DE VOTOS: 7.754.436

VOTOS EM URNAS: 6.009.564

VOTOS PELA INTERNET: 1.744.872

5 MILHÕES DE ACESSOS PELA INTERNET

 

RESULTADO DA VOTAÇÃO

97% SIM

2,57% NÃO

0,2% BRANCOS

0,17% NULOS

Da Redação