Na contramão do mercado, demanda por picapes cresce 21,5% no ano

Agronegócio em alta e maior procura por delivery favorece o segmento de comerciais leves

Em contraste com o segmento de automóveis, que registra queda de 11,1% no acumulado do primeiro trimestre, o mercado de comerciais leves aponta expansão de 18,9% no comparativo com o mesmo período de 2020. As picapes são as grandes vedetes do momento, com crescimento de 21,5%, enquanto a alta na venda de furgões está em 4,6%.

No acumulado dos três primeiros meses foram emplacados 400,8 mil carros, ante os 450,9 mil de idêntico período do ano passado. Já a comercialização de picapes saltou de 69,4 mil para 84,3 mil unidades e a de furgões de 12.198 para 12.764, conforme dados divulgados pela Fenabrave.

A Fiat se destaca no mercado de picapes, com a Strada na liderança dos modelos pequenos e a Toro no dos médios, ambas com grande vantagem em relação aos concorrentes. O agronegócio em alta e a maior demanda por delivery são os principais impulsionadores do mercado de comerciais leves e também dos pesados, como enfatizou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Vale destacar nesse contexto o expressivo aumento da demanda por picapes pequenas, da ordem de 45,3%, com os emplacamentos subindo de 25,8 mil para 37,5 mil no comparativo interanual do trimestre. O lançamento da nova Strada certamente vem contribuindo para esse desempenho, pois o modelo fechou março e o trimestre como o veículo leve mais emplacado do País, superando os hatches Chevrolet Onix e Hyundai HB-20.

Do AutoIndústria