Na corrida pela vitória
Rossana Lana / SMABC |
Correr quinze quilômetros às 4 da manhã, perto de casa, em Santo André. Depois trabalhar como operador de máquinas na ZF Sachs, em São Bernardo, das 6h às 14h. E pra finalizar, treinar mais algumas horas depois do trabalho em um clube de atletismo, de novo em Santo André.
Essa é a rotina diária do companheiro Francisco Ivan, metalúrgico e corredor de 23 anos, que vem acumulando títulos nas pistas nos últimos anos. “Comecei a correr cedo. Nasci em Quixadá, no Ceará, e pra nós do nordeste isso é uma tradição”, conta.
Suas vitórias mais recentes aconteceram sábado passado, quando ganhou a Corrida Noturna de Brasília, e em 19 de junho, quando faturou a prova de 10 km do Circuito Sesi-SP de Corrida de Rua e Caminhada, disputada em São Bernardo.
No final de maio, Francisco foi campeão brasileiro de indústrias no Rio de Janeiro, o que lhe valeu uma vaga para o campeonato mundial das indústrias, na Áustria.
Nessa disputa, ele representou a ZF Sachs, uma autopeças de São Bernardo que apoia a carreira do metalúrgico nas pistas.
Francisco revela que o esforço da vida de corredor é compensado pelas muitas viagens. Depois de correr em Brasília no sábado passado, no final do mês Francisco participa de outra disputa em Roraima. E seu desejo é viajar mais ainda.
“Já disputo com os grandes corredores do País”, afirma o trabalhador corredor. “Pretendo evoluir ainda mais e participar das Olimpíadas, vivendo só de corridas”, conclui Francisco.
Da Redação