Na primeira quinzena do mês, para cada carro emplacado, 2,6 usados eram vendidos
As vendas de automóveis usados de passeio caíram 19,46% na primeira quinzena de agosto, quando comparadas aos primeiros quinze dias de julho. No mesmo período, os emplacamentos de veículos novos também diminuíram, apresentando recuo de 3,78%.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o número de veículos usados de passeio vendidos na primeira metade útil deste mês totalizou uma média de 2,6 usados para cada veículo novo emplacado.
Considerando os comerciais leves, foram vendidas 51.147 unidades de usados – um recuo de 20,56% frente a primeira quinzena de julho, quando 64.385 comerciais leves usados foram comercializados. O resultado dá uma média de 1,6 usado para cada veículo novo emplacado.
Frente a primeira quinzena de agosto do ano passado, houve queda de 15,62% nas comercializações de automóveis de passeio e recuo de 9,50% nas vendas de comerciais leves usados. Nos primeiros quinze dias de agosto de 2010, foram vendidos 325.799 automóveis e 56.519 comerciais leves.
Mercado
Considerando o mercado de usados em geral, foram vendidos 427.683 veículos este mês, contra 531.298 comercializados na primeira quinzena de julho – uma queda de 19,5%. Em média, foram comercializados 1,8 usados para cada veículo novo emplacado.
Na comparação com a primeira metade útil de agosto de 2010, quando foram vendidos 499.802 usados, houve queda de 14,43%.
Bicombustíveis
O levantamento da Fenabrave mostra ainda que o número de automóveis bicombustíveis usados vendidos nos primeiros quinze dias deste mês foi de 108.527 – 19,05% menor que os 134.068 carros flex vendidos em julho.
Considerando os comerciais leves, houve recuo de 20,02% entre julho e agosto, já que na primeira quinzena do mês passado 18.843 unidades de usados bicombustíveis foram vendidas, contra 15.070 comercializadas este mês.
A representatividade dos automóveis flex nas vendas de usados alcançou 39,48% em agosto, ante 39,28% de julho. A representatividade nos comerciais leves flex, por sua vez, chegou a 29,46% este mês, contra 29,27% na primeira quinzena de julho.
Do InfoMoney