Neta Auto enfrenta risco de falência e nega aquisição pela Toyota

Fabricante de veículos elétricos enfrenta processo de falência na China após meses de dificuldades financeiras

A montadora chinesa de veículos elétricos Neta Auto pode estar à beira da falência. Documentos judiciais revelam que um processo de revisão de falência foi aberto contra a Hozon New Energy Automobile Co., Ltd., empresa controladora da marca. A informação surge poucos dias após rumores envolvendo uma possível aquisição da companhia pela Toyota, prontamente negados por ambas as partes.

De acordo com registros do dia 13 de maio de 2025 na Plataforma Nacional de Divulgação de Informações sobre Falências de Empresas da China, o processo foi movido pela empresa Shanghai Yuxing Advertising Co., Ltd. e está sendo analisado pelo Tribunal Popular Intermediário da cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang.

A legislação chinesa prevê que, após a abertura de um pedido de falência, a empresa devedora tem até sete dias para apresentar objeções. Caso o processo de reorganização seja aceito, será necessário apresentar um plano de recuperação dentro de seis meses. Em meio à crise financeira da Neta Auto, surgiram rumores na imprensa chinesa sugerindo que a Toyota estaria interessada em adquirir a startup. No entanto, a Toyota China foi categórica ao negar qualquer envolvimento.

Os problemas da Neta Auto não são recentes. Em março de 2025, fornecedores se reuniram na sede da empresa em Xangai exigindo pagamentos atrasados. Na ocasião, a montadora organizou uma conferência de credores e anunciou acordos de conversão de dívida em participação acionária com 134 fornecedores, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (cerca de US$ 285 milhões). Gigantes do setor, como CATL e Gotion High-Tech, estariam entre os credores envolvidos.

Do InsideEVs