Número de jovens com habilitação cai 10,8% em 6 anos

Levantamento da CNN foi feito com pessoas entre 18 e 30 anos

Jovens adultos com idades entre 18 e 30 anos estão dependendo cada vez menos de carro próprio para locomoção em grandes centros urbanos. Segundo um levantamento da CNN, nos últimos seis anos, houve uma queda superior a 10% no número de pessoas nessa faixa etária que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o levantamento de uma consultoria britânica, o Brasil é o quinto país mais caro para se ter um carro. O cenário instável da economia tem feito muita gente colocar esse tipo de despesa na ponta do lápis.  Além dos preços dos veículos, que estão mais altos, gastos com combustível, IPVA, seguro contribuíram para que boa parte da população optasse por outros meios de mobilidade, como o transporte público ou o uso de carros por aplicativo.

Essa é uma tendência que está aumentando e muitos jovens nem fazem mais questão de ter uma CNH. A pesquisa da CNN mostra que, nos últimos seis anos, o número de pessoas habilitadas para dirigir – com idades entre 18 e 30 anos – caiu 10,8% em todo o país. Considerando a faixa etária entre 18 e 21 anos, a queda é ainda maior: mais de 35%.

“Aquilo que seria uma mudança, na minha opinião, de 10 a 15 anos para frente, a pandemia veio e catalisou tudo isso”, diz o advogado especialista em trânsito Mauricio Januzzi. “Acredito que vai isso vai levar a uma desaceleração até no número de carros, vai impactar inclusive na indústria automotiva com a questão de carros novos e vai virar uma chave e vai melhorar o trânsito”.

Da CNN Brasil