Paulo Vanucchi fala no Bom Dia Ministro sobre direitos das crianças e adolescentes

O estudo que avaliou o risco de morte para adolescentes em 267 cidades do País, os resultados da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Programa Nacional dos Direitos Humanos, que será lançado na próxima semana, também estão na pauta do programa

Nesta quarta-feira (16/12), o programa Bom Dia Ministro irá abordar as políticas públicas para garantir os direitos das crianças e adolescentes com o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. O estudo que avaliou o risco de morte para adolescentes em 267 cidades do País, os resultados da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Programa Nacional dos Direitos Humanos, que será lançado na próxima semana, também estão na pauta do programa. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV, e via satélite das 8h às 9h.

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) permite estimar o risco de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, que perderam a vida por causa de assassinatos. O estudo avaliou 267 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes e identificou que o número de adolescentes assassinados entre 2006 e 2012 ultrapassa 33 mil. A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, lidera o ranking de homicídios entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, com 9,7 mortes para cada grupo de 1000 adolescentes entre 12 e 18 anos. Em seguida aparecem os municípios de Governador Valadares (MG), com 8,5, e Cariacica (ES), com 7,3.

Conferência – As propostas aprovadas pelos 1.800 delegados que participaram da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, têm como prioridades: a educação infantil, ou seja, investir em mais creches e pré-escolas; o enfrentamento da violência contra meninas e meninos, principalmente os castigos corporais; mais estrutura e fortalecimento dos Conselhos Tutelares; além de políticas para reduzir as desigualdades econômicas e sociais. O encontro aprovou ainda proposta reiterando o cumprimento da Lei 11.525/2007, que exige o ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas do ensino fundamental.

Participam do Bom Dia Ministro, com perguntas ao vivo, as rádios CBN (Goiânia/GO), FM Sergipe (Aracaju/SE), Globo Cultura (Uberlândia/MG), Cultura (Foz do Iguaçu/PR), Boa Nova (Guarulhos/SP), Itacaiunas (Marabá/PA), Jornal 710 AM (Macéio/AL), Clube Bandeirantes 1350 AM (Itajaí/SC), Baiana FM (Candeia/BA), 96 FM (Palmas/TO), 98 FM (João Pessoa/PB), Globo Linhares (Linhares/ES) e Rádio Mec 800 AM (Rio de Janeiro/RJ)

O programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.imprensa.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Da Secretaria de Imprensa da Presidência da República