Por que estudar ?
Segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, estudar é aplicar a inteligência para aprender, é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento.
Estudar não é o fim, é o começo, é um meio pelo qual aprendemos e passamos a ser mais íntimos com o mundo em que vivemos, ou seja, compreendemos as relações dos elementos e formas que temos ao nosso redor.
Desde que os seres humanos surgiram na Terra, homens e mulheres vêm lutando para compreender e dominar a natureza.
Tudo que estudamos e aprendemos gira em torno das relações dos homens com a natureza e dos homens entre si.
Portanto, estudar é compreender, memorizar, é transpor conhecimento para outras relações, mas, principalmente, compreender, pois quem não compreende não aprende.
Então, estude, leia, releia, pois cada parágrafo lido de um livro é dez passos a mais no caminho da compreensão do mundo e das coisas que estão ao nosso redor.
A leitura e a compreensão dos fatos nos faz enxergar melhor, nos deixa mais críticos, mais presentes com a atualidade, nos fazendo participantes do mundo em que vivemos.
Livros, revistas, jornais, letras de músicas e poesias devem estar presentes em nossos dias.
Buscar o objetivo
Coloque um objetivo a sua frente: “você está estudando hoje para no futuro ser…”
Esqueça a idéia de que você estuda para seus pais e professores. O estudo deve ser importante para você, pois ele trará sucesso em sua vida, desde profissional à pessoal.
Além do mais, este estudo pode ser feito em grupos. Desenvolva o seu grupo de estudo, combine com os colegas de trabalho um tema a ser estudado. Ler em coletivo é melhor do que individualmente, várias idéias e visões enriquecem o conhecimento.
Nos dias atuais torna-se cada vez mais presente o número de bibliotecas em centros urbanos e livrarias em shoppings. Entre e escolha um livro de sua preferência, leia e indique para os amigos.
Tenha uma boa leitura!
Departamento de Formação