Por que GM dá R$ 500 de combustível e sorteia 3 Onix a quem fizer recall

A General Motors está premiando os proprietários que atenderem o recall de veículos Chevrolet Celta e Classic iniciado em agosto do ano passado, envolvendo os “airbags mortais” da fornecedora Takata. A promoção prevê a distribuição de vale-combustível no valor de R$ 500 a quem efetuar o reparo, gratuito, na rede de concessionárias entre os dias 6 de abril e 30 de junho de 2021 – com possibilidade de prorrogação.

O reparo consiste na substituição do airbag dianteiro do motorista. Além disso, consertos realizados até 31 de dezembro deste ano dá direito a concorrer a três Onix zero-quilômetro.  A campanha preventiva teve início em 5 de agosto de 2020, poucos dias após reportagem de UOL Carros informar que a morte do motorista de um Celta 2013/2014 em janeiro daquele ano, na cidade de Aracaju (SE), foi causada pelo rompimento do insuflador de airbag da Takata, que projetou fragmentos metálicos contra a vítima. A conclusão foi da Polícia Civil sergipana.

De acordo com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), o referido recall afeta 235.844 unidades de Celta e Classic fabricadas entre 2012 e 2016. O órgão, subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, também informa que até 28 de abril foram realizados 149.424 atendimentos, o que equivale a 63,36% do total.

Procurada pela reportagem, a General Motors diz que “tem como prioridade a segurança dos seus clientes e está fazendo todos os esforços para atingir o público-alvo e completar a campanha de recall dos airbags Takata”. O risco de haver novas vítimas, o elevado volume de carros envolvidos e a dificuldade para localizar os atuais proprietários, considerando que muitos dos veículos afetados foram fabricados há quase dez anos, são fatores que ajudam a explicar a decisão de conceder os incentivos financeiros.

Do UOL