Primeiro trimestre de 2011 já é novo recorde de vendas de carros no País
Com os emplacamentos de quarta-feira, 30, a indústria automobilística brasileira alcançou novo recorde histórico de vendas para o primeiro trimestre, superando as 788 mil unidades vendidas nos primeiros três meses do ano passado. Até a terça-feira, 29, foram licenciados cerca de 786 mil veículos no acumulado do ano, de acordo com dados preliminares do Renavam – só nestes dias de março foram 267 mil unidades.
A expectativa de Marcos de Oliveira, presidente da Ford, é a de março fechar na casa de 300 mil a 310 mil unidades vendidas, o que considerou “um bom mês” pelo cenário, com feriado de carnaval. O resultado é inferior aos 350 mil de março do ano passado, mês em que foi registrada corrida de consumidores às concessionárias para aproveitar o desconto no IPI, encerrado naquele dia 31.
Outra fonte do setor afirmou à Agência AutoData que apenas na terça-feira, 29, foram emplacados 15 mil veículos, marca que nos dois últimos dias do mês tende a ser maior, o que coincide com o volume esperado pelo presidente da Ford.
O ranking de vendas de automóveis e comerciais leves no mês tem a Fiat na liderança, seguida por Volkswagen, General Motors e Ford, nessa ordem. A briga está acirrada mesmo é pela liderança de vendas por modelo: a diferença do líder VW Gol para o Fiat Uno é bem magra, pouco mais de trezentas unidades.
Da Autodata