“Quando várias mulheres entram na política, toda a política muda”, diz Marta Suplicy

Para a ex-prefeita, os espaços para a mulher na política ainda são pequenos


 “Sem participação nós não temos força nem pra comandar e nem pra exigir mudanças”.

A ex-ministra do Turismo e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, disse que muita coisa mudou na trajetória histórica das mulheres dentro da representação política, mas mesmo assim ainda faltam muitos avanços. “Hoje nós estamos bem melhor com relação à vida das nossas avós, mas ainda faltam mais espaços. Nós somos mais da metade da população, mas nossa representação é muito pequena dentro da política”.

Ela falou por uma hora sobre a participação da mulheres na política na plenária de encerramento do 2º Congresso, na manhã deste sábado, 27.

Para ela um evento como o Congresso serve para fazer a cabeça das mulheres pensar. “Sem participação nós não temos força nem pra comandar e nem pra exigir mudanças”.

Marta enfatizou que a mulher precisa também aprender a votar em outras mulheres. “De cada 10 brasileiras, apenas uma vota em mulher. E nós não sabemos o porquê. A gente precisa ver de onde vem esse preconceito”, disse.

Vida
“Quando uma mulher entra na política, a política muda a vida desta mulher. E quando várias mulheres entram na política, isso muda toda a política. E a gente ter uma candidata mulher abre portas pra sempre, pra nossas filhas e nossas netas”, concluiu.