Rede de recarga para elétricos cresce 50% em 4 meses no Brasil
Levantamento foi feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)
O aumento na circulação de carros elétricos e híbridos plug-in conta com um amplo investimento na infraestrutura de carregamento para esse tipo de veículo. De acordo com o levantamento divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o total de estações de recarga públicas e semipúblicas no Brasil saltou de cerca de 500 pontos em março de 2021 para 754 em julho, sendo que 735 deles estão em operação.
O perfil da infraestrutura de recarga no país para veículos eletrificados foi feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esses números indicam um impressionante crescimento de 50% em apenas quatro meses dos pontos de recarga disponíveis.
Segundo Davi Bertoncello, diretor de Infraestrutura da ABVE e CEO da Tupinambá, o estudo mostra que a oferta de estações de carregamento tem evoluído em sintonia com o crescimento do mercado brasileiro de mobilidade elétrica. Em termos de potência, o estudo indica que a maior parte desses equipamentos são de até 7,4 kW, por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis.
No entanto, tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW, por causa do emplacamento de mais veículos que operam essas cargas em corrente alternada. Este levantamento não inclui pontos de recarga localizados em condomínios residenciais ou comerciais particulares e nem aqueles instalados em concessionárias de automóveis que só atendem aos veículos das próprias marcas.
Do InsideEVs