Salão do Automóvel começa amanhã em São Paulo

Montadoras apresentam as estrelas do Salão 2010 no Parque de Exposições do Anhembi, na Capital

O Salão do Automóvel 2010 abre par o público a partir de amanhã (27/10), promete ser um dos maiores na história do evento com a edição comemorativa de 50 anos e marca a virada da indústria automotiva brasileira. Comparado aos salões similares do setor no mundo, a mostra reúne 450 modelos de 42 marcas de veículos, nacionais e importados, até o dia 7 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital. Aliado ao bom momento da indústria de automóveis no País, o Salão vislumbra as melhores perspectivas de negócios em função dos investimentos previstos de US$ 11,2 bilhões, no triênio 2010/2012, no aumento da capacidade de produção, inovação tecnológica, processos e novos produtos.

Durante os dois dias (25 e 27/10) abertos só para a imprensa, as montadoras apresentaram as estrelas de cada marca. Os principais destaques da Ford para o Salão do Automóvel foram o Ford Fusion Hybrid, o novo Edge 2011, o global New Fiesta e o Focus Titanium.

O híbrido Ford Fusion é um carro inovador no Brasil por adotar a tecnologia que usa dois motores, um a combustão e, outro, elétrico.

O carro Global da Ford, o New Fiesta, será apresentado oficialmente ao público no Salão. O modelo oferece um conjunto avançado de segurança entre os compactos Premium e o único a contar com sete airbags. Traz também o conhecido DNA de dinâmica veicular Ford, com motor Sigma 1.6 Flex, direção elétrica e manutenção econômica, reforçada pelos três anos de garantia.

O presidente da Ford afirmou que as vendas da Ford acompanham o bom momento da indústria automotiva. Em  2010, a expectativa é de crescimento de 10,4%. Apesar da concorrência das marcas asiáticas, ele disse que a indústria brasileira é uma das mais importantes do mundo por causa do poder aquisitivo da população e da aspiração cós consumidores por produtos cada vez mais com tecnologia agregada.

A General Motors apresentou como a estrela do Salão o Camaro 2011, um carro que desperta a paixão e que custa R$ 185 mil. O presidente da Companhia Jaime Ardila comentou durante a coletiva à imprensa que se alguém encontrar no evento um carro com 400 cv de potência e que faz de 0 a 100 km em cinco segundos, ele concede um desconto.

A GM destacou ainda o Novo Omega brasileiro, o mesmo que começou a ser vendido na Austrália recentemente. O sedã havia deixado o mercado nacional no ano passado e retorna com visual renovado e o sobrenome Fittipaldi, em alusão ao ex-piloto de Fórmula 1. O próprio Fittipaldi fez a apresentação do veículo, que começa a ser vendido em novembro por R$ 128 mil.

Já a versão aventureira do Agile, apelidada de Crossport, não foi apresentada durante a coletiva porque, segundo a marca, o modelo foi desenvolvido pela área de pós-venda da GM para mostrar a possibilidade de configurações do hatch com os kit genuínos. Quem assina o modelo é a oficina especializada em personalização e customização de automóveis Batistinha Garage.

A Volkswagen apresentou o novo Jetta, fabricada no México, a nova geração do sedã Jetta está prevista para desembarcar no Brasil no primeiro trimestre de 2011 e será equipada com o motor 2.0 TFSI de 200 cavalos. O que chamou a atenção no estande da montadora foi o protótipo Saveiro RockeT, que traz a picape com visual moderno e novo motor, um 1.4 turbo, de 122 cavalos de potência, com câmbio de seis marchas. Mais esportiva que o modelo atualmente vendido, a Saveiro RockeT, cabine simples, tem bancos em forma de concha herdados do esportivo R32.

O conceito foi inteiramente desenvolvido no Brasil e deve inspirar o futuro da linha de picapes compactas da montadora.

Na linha de picapes médias, a Volks apresentou a versão cabine simples da Amarok.
O presidente da Volkswagen, Tomas Schmall, destacou que a expectativa da montadora é crescer até 5% no mercado nacional. Até 2014, a montadora pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil. Schmall ressaltou a economia do Gol Ecomotion, como resposta à sustentabilidade.

Um dos destaques da Fiat é o carro conceito FCC III ou Fiat Mio, concebido sob o aspecto da sustentabilidade.

O Concept Cabrio é mais uma apresentação da Fiat, ainda que seja apenas um exercício de criatividade. Utilizando a carroceria de duas portas, o modelo conversível é um exemplo da infinidade de alternativas que podem ser geradas a partir da plataforma do Novo Uno. O resultado é um veículo esportivo, jovem, e ao mesmo tempo, sofisticado.

Do ABCD Maior