Scania vende 15 caminhões totalmente elétricos para a capital da Dinamarca
Copenhague, na Dinamarca, é mais uma cidade europeia que irá ver de perto o avanço tecnológico dos caminhões elétricos da Scania. A empresa Amager Resource Center está assumindo gradualmente a operação de coleta de lixo na cidade, e optou por ter uma frota composta exclusivamente por caminhões elétricos.
Hoje foi anunciado o negócio com a Scania, de 15 unidades, com entregas previstas para o início de 2022. Outras montadoras poderão fornecer veículos para a coleta de lixo na cidade, mas a preferência da Amager Resource Center é pelos modelos Scania. A compra dos veículos elétricos é parte do plano da cidade de zerar as emissões de carbono até 2025. Essa é uma das metas mais ambiciosas da Europa na questão de emissões.
“Este é um projeto realmente emocionante. Os caminhões são apenas uma parte da transição, pois se trata também de novos locais e da infraestrutura de carregamento, que já é um grande projeto em si. O plano é que os caminhões saiam duas vezes ao dia e carreguem no período intermediário. O carregamento rápido ocorrerá entre os dois turnos, e o carregamento regular ocorrerá durante a noite, fora dos horários de pico, quando a energia é mais verde e mais barata”, disse Per Fischer, Gerente de Contrato da ARC.
Até o ano de 2025, a cidade deverá contar com 100 caminhões de coleta de lixo totalmente elétricos. Além do benefício da redução de emissões, a compra de caminhões elétricos para operação na cidade traz outros benefícios para os moradores da região. A Scania estima que a venda de veículos elétricos represente 10% do total de veículos vendidos na Europa em 2025, número que pode chegar a 50% em 2030.
Do Blog do Caminhoneiro