Sem cobrar nada, Pronatec é bom para trabalhador e empresa

O presidente do Sindicato, Rafael Marques (foto), incentivou ontem os CSEs e os trabalhadores nas fábricas que ainda não aderiram ao Pronatec para pressionarem seus patrões e RHs a inscreverem suas empresas no programa.
“O pessoal precisa correr, pois o prazo oficial termina dia 20, mas, em consequência dos próximos feriados, as inscrições irão apenas até amanhã para os cursos iniciarem ainda neste ano”, alertou Rafael, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, patrocinadora da iniciativa.
Grátis
Rafael lembrou que os companheiros precisam se mobilizar porque no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – ou Pronatec Brasil Maior, como é conhecido – são as empresas que solicitam os cursos que precisam (veja nesta página uma relação com vários cursos oferecidos).
“O Pronatec é muito bom porque, sem cobrar nada, oferece ótimas oportunidades para as empresas aumentarem o diferencial competitivo e a qualificação profissional dos trabalhadores que contrata”, destacou. “É importante a região aproveitar esta oportunidade”, disse.
Oportunidade
Segundo o dirigente, o programa também é excelente para os companheiros porque permite que se aperfeiçoem em atividades que a própria empresa em que trabalham está interessada. E isto lhes proporciona maior garantia de emprego. “No Pronatec, o próprio mercado diz que mão de obra necessita”, afirmou Rafael.
“Não é poss ível deixar de aproveitar uma oportunidade tão boa”, ressaltou o presidente do Sindicato. “O futuro deste País está na educação e, dentro desta área, é a formação profissional que permitirá superarmos os principais problemas do Brasil”, concluiu.
Participação deve se dar pela Agência de Desenvolvimento
A empresa precisa verificar os cursos de interesse e quantos trabalhadores deseja inscrever e optar pela área de formação inicial ou continuada http://pronatec.mec.gov.br/fic/ ou técnica http:// pronatec.mec.gov.br/cnct/.
Em seguida, deve solicitar o quadro de captura pelo telefone da Agência 4433-7354 e preencher com as informações básicas da empresa e a demanda de cursos.
A seguir precisa verificar com as instituições de ensino cadastradas no Pronatec a disponibilidade de vagas e os detalhes de cursos. Finalmente, a tabela preenchida deverá ser encaminhada ao email agenciagabc@agenciagabc.com.br.
Encontros pelo ABC divulgarão hoje o Pronatec Brasil Maior
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC tem realizado uma série de encontros para divulgar e mobilizar os empresários sobre a importância da qualificação profissional.
Hoje serão realizados três eventos para divulgação do Pronatec Brasil Maior. Às 9h, o encontro será no Sindicato dos Químicos do ABC, na Av. Lino Jardim, 401, Vila Bastos, Santo André.
Mauá e Diadema
Às 10h, a Agência apresentará o Pronatec durante o evento Café com RH do Centro Público de Trabalho e Renda de Mauá. O encontro será no auditório do Mauá Plaza Shopping (Av. Mário Covas, em Mauá).
Às 14h, haverá apresentação do Pronatec Brasil Maior no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Diadema (Rua Vitalina Caiafa Esquível, 101, Centro).
Confira alguns dos cursos oferecidos pelo programa
– Ajustador Mecânico
– Auxiliar em web designer
– Eletricista de automóveis
– Padeiro e Confeiteiro
– Torneiro Mecânico
– Mecânico Automobilístico
– Inspetor de qualidade
– Costureiro Industrial de Vestuário
– Auxiliar Administrativo
– Lubrificador Industrial
-Montador de Painéis Elétricos
– Soldador
– Desenhista para Construção Civil
– Almoxarife
– Montagem e Manutenção de Computadores
Da Redação