Sérgio Nobre fala sobre Comitês Sindicais de Empresa em Taubaté
Projeto será mostrado a todos para ser aprimorado, conforme o sindicalista

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, participou de uma plenária na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região nesta sexta-feira (10/06) que teve como tema principal o projeto de lei que regulamenta os CSEs (Comitês Sindicais de Empresa).
Dirigentes dos Comitês Sindicais de Empresa de Taubaté e metalúrgicos de Pindamonhangaba que também preparam a implantação dos CSEs em sua base acompanharam a palestra de Sérgio Nobre.
Nobre falou sobre a experiência do ABCD com a implantação dos CSEs e o fortalecimento da representação dos trabalhadores, com o Sindicato presente no chão de fábrica na luta pelas reivindicações da categoria.
Ao falar sobre a implantação dos Comitês Sindicais nas empresas, Sérgio Nobre comemorou o fato de a CUT ter encampado o projeto, que será enviado ao Congresso em breve.“Estamos mostrando o projeto a todos, para que ele seja aprimorado. A organização no local de trabalho é um avanço, pois democratiza as relações de trabalho e cria um instrumento de negociação permanente com os patrões”, disse Sérgio Nobre.
“Pelo projeto, os comitês podem negociar e assinar acordos desde que sejam mantidos os direitos fundamentais, garantidos no artigo 7º da Constituição”, comentou.
O projeto não tem caráter obrigatório e sua adesão é voluntária, pela empresa e o sindicato, desde que sejam cumpridos requisitos determinados pelo Ministério do Trabalho.
Em 2009, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Isaac do Carmo, entregou ao então presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva uma cópia do projeto de regulamentação dos CSEs em nome dos presidentes de sindicatos filiados a CUT em solenidade realizada no ABC.
Na base metalúrgica de Taubaté, os Comitês Sindicais de Empresa foram implantados em 2007 e estão em sua 2ª gestão com 19 CSEs e o Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados.
Sérgio Nobre também fez uma análise de conjuntura sobre a economia brasileira e falou o processo de desindustrialização que está ocorrendo em nosso País.
O processo de desindustrialização consiste do aumento da entrada de produtos importados no país, ameaçando a produção nacional e a geração de empregos no Brasil.
“Acredito que todos os setores da sociedade devem se unir contra essa ameaça. Estamos importando produtos de alta tecnologia e fabricando produtos de baixa tecnologia, com baixos salários e agredindo a saúde do trabalhador. Precisamos de uma indústria que valorize o trabalhador e que contribua para o crescimento tecnológico do Brasil”, disse Sérgio Nobre.
Comitês
Os Comitês Sindicais de Empresa surgiram do conceito das Comissões de Fábrica criadas nas décadas de 70 e 80 ainda na Ditadura, quando a maioria dos Sindicatos estava sob intervenção do governo militar e os dirigentes sindicais afastados do chão de fábrica.
Os CSEs hoje são implantados através de acordo entre o Sindicato e as empresas que implantam o comitê. Nas empresas onde funciona o modelo dos CSEs a relação com os trabalhadores é muito eficiente, desde a atuação na resolução de questões pontuais no chão de fábrica, até na negociação de acordos coletivos e negociações de PLR (Participação nos Lucros e Resultados dos Trabalhadores).
Do ABCD Maior