Sexta-feira será feriado em seis das sete cidades do Grande ABC
Em São Bernardo, a data será feriado pela primeira vez. A adesão ao feriado do Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada Estado ou município
Seis das sete cidades do Grande ABC terão feriado na próxima sexta-feira (20) em homenagem ao Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e escolhida por marcar a morte de Zumbi dos Palmares. Apenas em São Caetano o feriado foi transferido para domingo (22).
A adesão ao feriado do Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada Estado ou município. Até o momento, 757 cidades de todo o País já decretaram feriado ou ponto facultativo no dia 20 de novembro, conforme levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No ano passado, 364 municípios haviam aderido.
Data – Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo dos Palmares.
O Dia da Consciência Negra foi instituído em todo o País em 1978 e o Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar a data como feriado, em 1999. Na Capital paulista, o dia em memória à consciência negra existe desde 2004.
Em 9 de janeiro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e inseriu no conteúdo didático aulas sobre a História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Do Diário OnLine