Sindicato comemora escolha por caças suecos

O presidente do Sindicato, Rafael Mar­ques, festejou a escolha da presidenta Dilma pelo modelo de caça supersônico sueco Gripen NG, da empresa Saab, que irá substituir as aeronaves Mirage da Força Aérea Brasileira, a FAB.

A decisão alegrou o dirigente porque além de trazer novos investimentos abrirá postos de trabalho tec­nologicamente avança­dos no ABC.

“A articulação do acordo – que teve no prefeito Luiz Marinho um ator fundamental – envolveu o compro­misso da Saab de que parte da produção deste avião seria realizada em uma empresa loca­lizada em São Bernar­do”, afirmou Rafael .

Segundo o presi­dente do Sindicato, a definição do governo federal também reco­locará a região de volta a cadeia da indústria aeroespacial. “Nas dé­cadas de 40 e 50 abri­gamos a Fábrica Nacio­nal de Aviação, a FNA, primeira indústria de aviação do Brasil”, lem­brou.

APL

“A notícia também é muito boa porque dialoga com o Parque Tecnológico que de­fendemos para o ABC”, prosseguiu Rafael. “A criação do Arranjo Pro­dutivo Local, o APL da Defesa, apoiado pelo Sindicato, possibilitou conhecer melhor as necessidades tecnoló­gicas para o setor no País”, disse.

O diretor executivo José Roberto Nogueira, o Bigodinho, designado pela direção do Sindica­to para acompanhar a iniciativa explicou que o APL da Defesa permitiu que o Sindicato, as empresas e representantes do governo municipal conhecessem o que já existe para o setor e o que ainda é necessário fazer para a proteção do Brasil.

Metalúrgicos apoiam o projeto desde 2010

O Sindicato, a Confederação Nacio­nal dos Metalúrgicos (CNM) da CUT e o Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da Suécia assinaram, em abril de 2010, uma declaração conjunta de apoio ao projeto da Saab no desenvol­vimento, fabricação e comercialização no Brasil do avião supersônico Gripen.

“Aquele docu­mento é o compro­misso da empresa em respeitar o direito dos trabalhadores de or­ganização sindical”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter San­ches, que foi conhecer a construção do Gri­pen na Suécia. Saiba mais sobre este docu­mento em: http://goo. gl/3QmY3w.

O que são Caças supersônicos

São aeronaves que voam acima da veloci­dade do som, ou seja, acima de 1.255 km/h no nível do mar.

O modelo Gripen NG, da fabricante sue­ca Saab, que será pro­duzido no Brasil, pode atingir 4 mil km/h.

Marinho discute investimentos com a Saab dia 30

O prefeito Luiz Ma­rinho vai receber em São Bernardo no próximo dia 30 os executivos da Saab para discutirem os investimentos que serão rea­lizados na cidade para a fabricação dos caças do modelo Gripen.

Marinho teve parti­cipação decisiva e fun­damental na escolha dos caças suecos pela presi­denta Dilma Rousseff, anunciada no final do ano passado.

A compra das 36 ae­ronaves que irão substituir os Mirage da FAB trará, além dos investimentos e empregos na região, trans­ferência de tecnologia.

R$ 10 bilhões

O compromisso da Saab no desenvolvimento de pesquisas no Brasil foi um dos principais motivos para o prefeito defender o modelo sueco.

“O processo de com­pra destes caças repre­senta uma forte mudança na indústria de defesa brasileira como um todo”, afirmou.

Para Marinho, o in­vestimento de cerca de R$ 10 bilhões do governo federal no negócio cria um forte impacto positivo na economia do País e dá condições para novos gru­pos empresariais atuarem nessa indústria.

Da  Redação