Sindicato comemora escolha por caças suecos
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, festejou a escolha da presidenta Dilma pelo modelo de caça supersônico sueco Gripen NG, da empresa Saab, que irá substituir as aeronaves Mirage da Força Aérea Brasileira, a FAB.
A decisão alegrou o dirigente porque além de trazer novos investimentos abrirá postos de trabalho tecnologicamente avançados no ABC.
“A articulação do acordo – que teve no prefeito Luiz Marinho um ator fundamental – envolveu o compromisso da Saab de que parte da produção deste avião seria realizada em uma empresa localizada em São Bernardo”, afirmou Rafael .
Segundo o presidente do Sindicato, a definição do governo federal também recolocará a região de volta a cadeia da indústria aeroespacial. “Nas décadas de 40 e 50 abrigamos a Fábrica Nacional de Aviação, a FNA, primeira indústria de aviação do Brasil”, lembrou.
APL
“A notícia também é muito boa porque dialoga com o Parque Tecnológico que defendemos para o ABC”, prosseguiu Rafael. “A criação do Arranjo Produtivo Local, o APL da Defesa, apoiado pelo Sindicato, possibilitou conhecer melhor as necessidades tecnológicas para o setor no País”, disse.
O diretor executivo José Roberto Nogueira, o Bigodinho, designado pela direção do Sindicato para acompanhar a iniciativa explicou que o APL da Defesa permitiu que o Sindicato, as empresas e representantes do governo municipal conhecessem o que já existe para o setor e o que ainda é necessário fazer para a proteção do Brasil.
Metalúrgicos apoiam o projeto desde 2010
O Sindicato, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT e o Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da Suécia assinaram, em abril de 2010, uma declaração conjunta de apoio ao projeto da Saab no desenvolvimento, fabricação e comercialização no Brasil do avião supersônico Gripen.
“Aquele documento é o compromisso da empresa em respeitar o direito dos trabalhadores de organização sindical”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches, que foi conhecer a construção do Gripen na Suécia. Saiba mais sobre este documento em: http://goo. gl/3QmY3w.
O que são Caças supersônicos
São aeronaves que voam acima da velocidade do som, ou seja, acima de 1.255 km/h no nível do mar.
O modelo Gripen NG, da fabricante sueca Saab, que será produzido no Brasil, pode atingir 4 mil km/h.
Marinho discute investimentos com a Saab dia 30
O prefeito Luiz Marinho vai receber em São Bernardo no próximo dia 30 os executivos da Saab para discutirem os investimentos que serão realizados na cidade para a fabricação dos caças do modelo Gripen.
Marinho teve participação decisiva e fundamental na escolha dos caças suecos pela presidenta Dilma Rousseff, anunciada no final do ano passado.
A compra das 36 aeronaves que irão substituir os Mirage da FAB trará, além dos investimentos e empregos na região, transferência de tecnologia.
R$ 10 bilhões
O compromisso da Saab no desenvolvimento de pesquisas no Brasil foi um dos principais motivos para o prefeito defender o modelo sueco.
“O processo de compra destes caças representa uma forte mudança na indústria de defesa brasileira como um todo”, afirmou.
Para Marinho, o investimento de cerca de R$ 10 bilhões do governo federal no negócio cria um forte impacto positivo na economia do País e dá condições para novos grupos empresariais atuarem nessa indústria.

Da Redação