Sindicato se une no combate a violência contra a mulher


Ana Nice, Rafael (com a faixa na mão) e Barba. Foto: Paulo de Souza / SMABC

O presidente do Sindicato, Rafael Marques e o diretor Administrativo, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, assinaram, nesta sexta-feira (8) durante o evento de comemoração do Dia Internacional da Mulher, uma carta-compromisso de cooperação no combate a violência contra a mulher (Veja a carta abaixo, em arquivo PDF).

O pacto pelo fim das agressões às companheiras é inspirado pela campanha Una-se, pelo fim da violência contra a mulher, liderada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Segundo relatório da ONU, sete em cada dez mulheres sofrerão algum tipo de agressão física ou sexual ao longo de sua vida.

O secretário-geral classificou o resultado da pesquisa como uma ‘pandemia’, uma epidemia generalizada.

Participação
Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, a participação dos Metalúrgicos do ABC se deve a busca permanente por uma sociedade mais justa e igualitária.

“Quem luta contra as discriminações sociais não pode aceitar que as mulheres sejam agredidas e até mortas”, afirmou o presidente.

Para ele, a contribuição dos homens nesta luta é fundamental para mudar a realidade.

“Não podemos tapar o sol com a peneira, sem despertarmos a consciência dos homens para esta questão, jamais conseguiremos erradicar esse crime contra as companheiras”, concluiu Rafael.  

Carta
A carta-compromisso foi lida pelo diretor Administrativo, Barba, destacando a posição do Sindicato de não concordar, nem compactuar com a violência que está sendo imposta às mulheres. 

O dirigente se emocionou ao falar sobre a condição das mulheres e seus avanços.

“As mulheres mais antigas se lembram que não era permitido socialmente se separar do marido e sair de casa. Quando o amor acabava, viviam separadas morando sob o mesmo teto”, lamentou.

Exemplo
A coordenadora da Comissão de Metalúrgicas do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho agradeceu o apoio dos companheiros em mais esta luta.

“Essa atitude do presidente, Rafael e do diretor, Barba deve servir de exemplo para todos os homens da categoria, por que só conseguiremos erradicar a violência contra a mulher se estivermos juntos”, disse a coordenadora.   

CLIQUE AQUI E VEJA AS GALERIAS DE FOTOS DO EVENTO

SAIBA MAIS
Metalúrgicas do ABC lotam auditório para debater saúde

Da Redação