Solidariedade aos metalúrgicos japoneses, vítimas do terremoto. Saiba como ajudar

Saiba aqui como fazer doações para as vítimas da tragédia e como enviar mensagens de solidariedade aos companheiros sindicalistas do IMF-JC no Japão

A Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas enviou uma mensagem de condolência e solidariedade ao Conselho de Sindicatos Metalúrgicos do Japão (IMF-JC), aos dirigentes sindicais e suas famílias, por conta do terremoto e do tsunami massivos que causaram uma devastação e danos incalculáveis na parte do oriental do país em 11 de março de 2011.

Com uma magnitude de 9 pontos na escala Ritcher, este foi o maior terremoto registrado na história do Japão e o quarto mais potente do mundo, desde 1900, gerando tsunamis potencialmente devastadoras em todo o Pacífico.

O número total de mortos e os danos ainda são desconhecidos. Neste momento o que é motivo de particular preocupação são as usinas nucleares da região. Os bravos trabalhadores das centrais de energia arriscam suas vidas trabalhando para conter a difícil situação resultantes das explosões dos reatores na usina de Fukushima.

“O mundo ficou comovido pela devastação e as terríveis perdas de vidas causadas pelo terremoto e o tsunami. Os trabalhadores metalúrgicos de todo o mundo expressam sua solidariedade e enviam suas condolências aos trabalhadores e a suas famílias que tanto perderam nestes momentos trágicos”, disse o secretário-geral da FITIM, Jyrki Raina, em uma carta de solidariedade aos membros sindicais japoneses e suas famílias.

“A CNM/CUT se une à FITIM e se coloca a disposição dos companheiros japoneses para o que for preciso, já que temos tradição de participar de campanhas de solidariedade não apenas em momentos de conflito que envolva trabalhadores, mas também em inúmeras campanhas humanitárias que fazemos no Brasil e em países que sofreram tragédias similares”, disse o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches.

Muitas fábricas de automóveis e siderúrgicas da região, assim como plantas da indústria metalúrgica de pequeno e médio porte, foram afetadas pelo sismo. Os fabricantes japoneses que lutam contra os efeitos do terremoto em suas próprias instalações, agora enfrentam apagões que se produzem em toda região de Tókio, devido a escassez de energia.

Os danos à infraestrutura e os cortes de energia que devem acontecer até abril, repercutem também no transporte, o que faz muitos empregadores pedir aos trabalhadores que permaneçam em seus lares.

O IMF-JC informa que a prioridade é uma investigação da situação dos trabalhadores e suas famílias, fato que levará um tempo, em vista das enormes proporções da tragédia. Este trágico acontecimento teve lugar imediatamente antes da “luta salarial de primavera”, promovida anualmente pelo IMF-JC. Entretanto, no dia da resposta unificada dos trabalhadores, em 16 de março, não se utilizou a palavra “unificado” e houve flexibilidade para os sindicatos que estão em dificuldades por conta do tremor.

Doações
De forma conjunta, a central sindical do Japão JTUC-RENGO, o IMF-JC e outros sindicatos japoneses abriram uma conta especial para receber doações destinadas a sindicalistas que sofreram grandes perdas por conta do terremoto e tsunami que devastaram o leste do Japão.

O IMF-JC apóia esta ação unificada de doações por meio da JTUC-RENGO, já que assim se concentrarão mais eficazmente os esforços sindicais para responder às necessidades dos membros, surgidas pela tragédia que assolou o país.

As doações se destinarão a membros dos sindicatos e suas famílias, que sofreram tantas perdas com a tragédia.

A conta será administrada prioritariamente pela JTUC-RENGO. O IMF-JC pede às entidades filiadas da FITIM que enviem doações que indiquem “IMF” depois do nome da sua organização remetente e que notifiquem o IMF-JC no e-mail info@imf-jc.or.jp ou pelo fax: +81 3 3274 2476

Os dados bancários são os seguintes:

Banco: MIZUHO BANK, LTD

Endereço SWIFT: MHBK JP JT

Nome da sucursal: Roppongi Branch

Endereço da sucursal:  15-7, Roppongi 7-Chome

Minato-ku, Tokyo 106-0032 – Japan

A/C: JTUC-RENGO

Conta: 053-2929075

Lembrem-se de indicar a finalidade da transação da seguinte maneira:

PURPOSE: Earthquake [Propósito: terremoto]

A Fitim também convoca seus filiados a demonstrarem solidariedade com os sindicalistas e o povo japonês, enviando suas doações para esta conta especial.

Cartas de solidariedade

Os sindicatos podem enviar mensagens de solidariedade para :

Koichiro Nishihara – Presidente IMF-JC

info@imf-jc.or.jp

Fax: +813 3274 2476

CC: iwai@imf-jc.or.jp , takashiro@imf-jc.or.jp

Da FITIM e CNM/CUT (Valter Bittencourt)