Solidariedade internacional entre trabalhadores do Setor Naval

A primeira conferência conjunta dos trabalhadores no Setor Naval, da FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica) e da Federação Europeia dos Metalúrgicos, é vista como uma experiência positiva e bem sucedida pelos participantes. Ambas as organizações irão tentar explorar oportunidades para a cooperação internacional e a solidariedade neste campo.

Esta primeira Conferência conjunta da FITIM e FEM sobre saúde, sustentabilidade e empregos verdes na construção naval, realizada entre os dias 13 e 14 de setembro, em Istambul, Turquia reuniu 45 participantes, de 19 sindicatos e 9 organizações de 15 países que tiveram uma discussão ativa sobre a criação de ligações estratégicas entre os trabalhadores do setor naval. As discussões na conferência foram organizadas em três sessões:
 
Sessão 1 : Saúde e Segurança Ocupacional, Empregos verdes e Organização no Local de Trabalho;
– Painel de Discussão 1: Como podemos melhorar as condições e locais de trabalho;
– Painel de Discussão 2: a partilha de boas práticas de saúde e segurança e empregos verdes.
 
Sessão 2 : Promover um desenvolvimento “sustentável e verde” na indústria;
– Painel de Discussão 3: Implementação de regras e normas internacionais na indústria em saúde e segurança e meio ambiente,
– Painel de Discussão 4: Tornar a indústria naval mais sustentável e mais verde, criando empregos sustentáveis.
 
Sessão 3 : Desenvolvimento de atividades futuras no setor da construção naval
– Painel de Discussão 5: Alcançar desenvolvimento justo, nivelando campos e pensando no futuro.
 
No final da conferência, as conclusões foram adotadas por unanimidade. A FITIM e a FEM vão continuar a cooperar com as Federações Sindicais Globais e outras organizações internacionais e regionais para desenvolverem suas atividades setoriais  com mais força e eficacia.
 
Muitos acidentes fatais ainda ocorrem neste setor em todo o mundo, especialmente na Turquia (tanto na construção naval e na indústria de desmantelamento de navios) e na região do Sul da Ásia.
 
Antes da conferência, em 12 de setembro, Kan Matsuzaki, diretor da FITIM responsável pelo setor naval levantou os problemas de saúde e segurança enfrentados pela organização de trabalhadores deste setor no simpósio da Confederação Sindical Internacional “Sindicatos precisam tornar o trabalho mais seguro e criar estratégias sindicais para melhorar os locais de trabalho insalubres” durante o XIX Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho. A conferência da FITIM e da FEM – também chamou os participantes para darem o seu apoio e solidariedade para a luta dos trabalhadores de Hanjin e ao Sindicato dos Metalúrgicos da Coreia.

A CNM/CUT participou do evento com a presença do secretário de Finanças e responsável pelo Setor Naval na Confederação, Edson Carlos Rocha da Silva, ” o encontro foi positivo, pois levamos a experiência do governo brasilieiro para o setor naval sobre o Indice de Conteúdo Mínimo Nacional, que garante 65% de nacionalização para as embarcações construídas no país e dá maior garantia de emprego para a categoria”.

Da FITIM, via CNM/CUT