SP: Metalúrgicos da CUT realizarão Plenária Estatutária no sábado, dia 9 de julho

Os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo estão em clima de Campanha Salarial. No próximo sábado, dia 9, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP) realizará Plenária Estatutária, na sede da FEM-CNM-CUT em São Bernardo do Campo, que definirá as principais reivindicações da categoria, cuja data-base é 1º de setembro.
Participarão dirigentes e presidentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação em todo Estado, que representam 250 mil trabalhadores dos setores automotivo, autopeças, forjaria, parafusos, fundição, máquinas, eletroeletrônicos, trefilação, lâmpadas, material bélico, estamparia entre outros (boxe abaixo). “O cenário deste ano é diferente de 2010, quando fechamos acordos salariais com uma inflação de 4,29% e conquistamos aumentos entre 9% e 10,81% — um dos maiores dos últimos anos. Hoje, a inflação está um pouco maior, mas a economia está aquecida, as empresas estão mantendo investimentos e alguns setores, como as montadoras, estão contratando. A Mercedes Benz anunciou a contratação de quase mil trabalhadores”, explica o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro).
Biro ressalta que outros indicadores que reforçam o cenário positivo da economia brasileira são a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas por uma nação) de 4,5% para este ano e a geração de empregos que continua em ascensão.
O presidente da FEM frisa que o anseio de todos os sindicatos filiados é “continuar mantendo os mesmos ganhos reais conquistados nos últimos anos”.
Reivindicações e lançamento
Neste ano, a FEM-CUT/SP negociará com as bancadas patronais as cláusulas econômicas (reajuste no salário e pisos) e sociais. Algumas das reivindicações são a ampliação da licença maternidade para 180 dias (hoje na base da FEM, este importante direito já está em vigor nas empresas do Grupo 3 – autopeças, forjaria e parafusos – e Fundição); a jornada de 40h, sem redução no salário, a ascensão profissional das mulheres metalúrgicas entre outras. Na Plenária Estatutária, serão definidas as bandeiras que nortearão a Campanha Salarial.
A Federação Metalúrgica cutista fará o Ato de Lançamento da Campanha, no dia 21 de julho, em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Nesta data, os presidentes da Federação e dos sindicatos filiados entregarão as pautas de reivindicações para os representantes das sete bancadas patronais (ver abaixo).
Uma novidade é que neste ano a FEM não negociará com o Sinfavea (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), mas com o Grupo das Montadoras, formado por Mercedes Benz, Ford, Scania, Toyota e Volkswagen. No período de 11 a 17 de julho, os 14 sindicatos metalúrgicos filiados deverão realizar as assembleias nas bases para apresentar a pauta que será aprovada na Plenária Estatutária da FEM, no sábado, dia 9 de julho.
Agenda
Plenária Estatutária da FEM-CUT/SP
Data: 9 de julho (sábado)
Horário: 9h
Local: Av. Antártico, 480 – São Bernardo (sede da FEM e CNM-CUT)
Lançamento da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT
Data: 21 de julho (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: FIESP (Av. Paulista, 1313)
Nesta data serão entregues as pautas de reivindicações para as sete bancadas patronais.
Base FEM-CUT/SP
A FEM-CUT/SP tem 14 sindicatos metalúrgicos filiados e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A data-base é 1º de setembro e estão na base da FEM cerca de 250 mil trabalhadores em todo o Estado. A Federação negocia com sete bancadas divididas nos seguintes setores: Montadoras (ABC paulista, Taubaté e São Carlos); Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 9 e Estamparia (antigo G10 – reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e Fundição.
Da FEM/CUT