Startup de ‘carro-voador’ da Embraer recebe pedido de até 50 aeronaves

Início de entregas da Eve a Helisul Aviation está previsto para 2026

A Eve Urban Air Mobility, startup da Embraer focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), celebrou mais uma parceria que envolve encomenda de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), desta vez no Brasil, com início de entregas previsto para 2026.

Segundo a companhia brasileira, a Eve e a Helisul Aviation, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina, celebraram um acordo com vistas a desenvolver uma estratégia de preparação do ecossistema de UAM no país, incluindo produtos e serviços e um pedido inicial de até 50 eVTOLs.

Há uma semana, a Eve anunciou acordo semelhante com a Halo, líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos Estados Unidos e no Reino Unido, incluindo um pedido firme de 200 aeronaves — um dos maiores da indústria.

Conforme a Embraer, Eve e Helisul já têm colaborado para criar em conjunto soluções de mobilidade aérea urbana, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo brasileira, que é uma das maiores do mundo. Segundo o presidente da Eve, André Stein, a parceria com a Helisul trará inovações à infraestrutura de táxi aéreo do Brasil e vai prepará-la para o futuro do transporte aéreo.

Do Valor Econômico