Startups do México invadem o Brasil
Depois de startups brasileiros como Nubank, Quintoandar e Ebanx alçarem voo para o México nos últimos anos, chegou a vez de os startups de lá aparecerem por aqui. Atraídas pelas oportunidades no maior mercado de inovação da América Latina, empresas mexicanas estão desembarcando no País de olho em “apimentar” o ecossistema de tecnologia brasileiro. A chegada que tem feito mais barulho é a da Kavak, que atua na compra e venda de automóveis seminovos e usados online.
A empresa oficializou sua operação no Brasil em julho com um investimento inicial de R$ 2,5 bilhões. No mês passado, ela aumentou as fichas na expansão internacional após levantar um aporte de US$ 700 milhões. Desde a chegada da Kavak ao Brasil, o ritmo de crescimento tem sido acelerado. A startup iniciou as atividades com 500 funcionários e já chegou a mil pessoas – a princípio, essa era a meta de equipe para dezembro. As seis lojas anunciadas em julho já viraram nove estabelecimentos espalhados pela região metropolitana de São Paulo.
Os startups mexicanos estão chegando ao Brasil porque têm dinheiro para isso. Segundo estudo do fundo de investimentos Atlantico, os startups da América Latina devem fechar o ano com um total de investimentos de US$ 18,6 bilhões – em 2020, foram US$ 5,3 bilhões. Dentro disso, o México vem se consolidando como o segundo maior mercado de inovação da América Latina, com quatro “unicórnios” (startups avaliados em US$ 1 bilhão): a Kavak, a empresa de criptomoedas Bitso, a processadora de pagamentos Clip e a fintech Konfío – essa última atingiu o status bilionário na semana passada, após captar US$ 110 milhões.
Julio Vasconcellos, sócio do Atlantico, explica que a abundância capital viabiliza internacionalizações agressivas. “Essa expansão talvez passe também a acontecer mais cedo para os startups. Pelo fato de o México ter um tamanho limitado, você precisa nascer com uma ambição internacional”, afirma. Na visão de Pedro Carneiro, diretor da aceleradora ACE Startups, o Brasil pode funcionar como mercado intermediário para os startups mexicanos, antes de uma expansão para os EUA.
Do O Estado de S. Paulo