Stellantis aposta na eletrificação para se manter no topo

Um em cada quatro automóveis e um em cada três comerciais leves vendidos na América do Sul é de algumas das marcas da Stellantis. Para manter o protagonismo a companhia realiza seu maior ciclo de investimentos da história, com R$ 32 bilhões aplicados deste ano a 2030, com mais de 93% do valor destinado ao mercado brasileiro.

Seu CFO Fernando Scatena apresentou parte dos planos no Congresso AutoData Perspectivas e Tendências 2026. Como por exemplo a distribuição dos recursos: R$ 14 bilhões em Betim, MG, 13 bilhões em Goiana, PE, R$ 3 bilhões em Porto Real, RJ, e R$ 2 bilhões em Córdoba e El Palomar, Argentina.

Estes valores são considerados parte da resposta estratégica à ofensiva de fabricantes com origem na China no mercado brasileiro, de acordo com o CFO: “Nos últimos seis anos eles deixaram de ser um player irrelevante, com menos de 1% das vendas, para uma fatia de quase 9% do mercado. Mas, no mesmo período, a Stellantis também cresceu mais de 9 pontos porcentuais, demonstrando que está jogando o jogo certo”.

O grupo desenvolveu um plano completo de eletrificação, adaptado às particularidades do mercado brasileiro e para combinar com o poder de compra do cliente local. A Stellantis terá em seu portfólio desde híbridos leves até os híbridos completos, além dos totalmente elétricos. O executivo também enfatizou a importância da produção local e destacou que, apesar do foco em tecnologia e eletrificação, a Stellantis mantém atenção aos veículos de entrada.

Da AutoData