Stellantis testa combustíveis sintéticos

Mesmo comprometido com o lançamento de dezenas de veículos elétricos nos próximos anos o Grupo Stellantis não deixa de explorar outras alternativas para redução de emissões de CO2. Uma delas são combustíveis sintéticos, os e-fuels, extraídos do próprio CO2 atmosférico com energia eólica ou solar – e que, por isto, têm pegada neutra de carbono.

A companhia, dona de catorze marcas de veículos, anunciou que atualmente faz testes com e-fuels para 28 famílias de motores a combustão Euro 6, gasolina e diesel, produzidos de 2014 a 2029. Segundo a Stellantis o potencial é de reduzir em 90% as emissões de CO2 de 28 milhões de veículos vendidos no período 2025-2050, caso todos eles sejam habilitados a usar o combustível sintético, o que significaria redução de até 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa.

Em recente decisão a Comissão Europeia, após pressão da Alemanha, modificou o programa europeu de transição energética, que previa a adoção total de veículos elétricos e o banimento de motores a combustão nos países da União Europeia a partir de 2035. Com a alteração na legislação o bloco permitirá a tecnologia a combustão desde que sejam motores alimentados por combustíveis sintéticos neutros em emissões.

A Stellantis considera que a utilização de e-fuels é uma ferramenta eficiente para atingir sua meta de se tornar neutra em emissões de carbono até 2038, conforme estabelecido no plano Dare Forward 2030. A ampla adoção de e-fuels poderia oferecer aos clientes com veículos ICE uma opção fácil e acessível para descarbonizar seus veículos sem precisar substituí-los, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestrutura.

Da AutoData