SUVs são mais perigosos para ciclistas do que outros carros

Estudo analisou acidentes que envolveram bicicletas e diferentes automóveis nos Estados Unidos

Os SUVs podem ser mais perigosos para os ciclistas do que outros modelos de automóveis. Principalmente devido ao seu tipo de carroceria mais alta, que tende a derrubar os passageiros e atropelá-los em seguida em vez de “jogá-los” para o capô do veículo. A conclusão é de um estudo do Instituto de Seguros e Segurança Rodoviária (IIHS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O órgão analisou dados de 71 acidentes de bicicleta em Michigan que envolveram um único SUV ou carro, e um ciclista de, no mínimo, 16 anos de idade. A gravidade das lesões infligidas por carros e SUVs foi comparada por meio da Escala de Lesões – que avalia as lesões por região do corpo – e a Pontuação de Gravidade de Lesão, que combina ferimentos de diferentes regiões em uma avaliação geral.

Segundo a pesquisa, lesões por impacto no solo foram duas vezes mais comuns em colisões que envolveram utilitários esportivos. O trauma corporal foi 55% maior em ocorrências com SUVs do que com carros. As pontuações para ferimentos na cabeça infligidos por SUVs foram 63% mais altas. Os defensores da segurança rodoviária e automotiva usaram as descobertas do estudo para pressionar líderes políticos dos EUA a impedirem que acidentes evitáveis ​​ocorram.

Para a especialista em segurança viária, Cathy Chase, sistemas avançados de assistência ao motorista devem ser padrão em todos os veículos novos para garantir a segurança de “todos os usuários da estrada”. De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês), as taxas de acidentes fatais com bicicletas nos EUA aumentaram significativamente em uma década. Em 2021, 966 ciclistas morreram em acidentes. Isso representa aumento de 621 mortes de ciclistas em comparação com 2010.

Do Automotive Business