Tesla planeja entrar no mercado da Índia, mas tarifas são entrave

Elon Musk espera que o país reduza sua carga tributária sobre veículos elétricos enquanto o mercado já especula que o empresário tem planos para instalar uma fábrica na Índia

Enquanto a Tesla se prepara para lançar seus carros elétricos (EVs) na Índia, as montadoras de todo o mundo estão observando como Nova Déli responde ao impulso da empresa por tarifas mais baixas e como isso poderia impactar suas próprias estratégias no mercado indiano.

A maior fabricante de veículos elétricos do mundo obteve aprovação para vender quatro modelos na Índia até o fim de agosto, de acordo com o site da autoridade de transporte do país. As datas de lançamento e as etiquetas de preço não foram anunciadas, mas as especulações sugerem que os EVs estarão disponíveis no país até o fim do ano.

O cofundador e CEO da Tesla, Elon Musk, planeja que as vendas iniciais na Índia consistam em veículos importados. Mas desde a notícia de que a montadora dos Estados Unidos lançou uma unidade local em Bangalore, os meios de comunicação relataram que a Tesla eventualmente planeja a produção na Índia também.

Mas enquanto insinuava uma fábrica indiana, o que daria um impulso econômico ao país, Musk também instou o governo indiano a fazer concessões – nomeadamente em suas pesadas tarifas sobre EVs, que estão em 60% a 100%. As “tarifas de importação da Índia são, de longe, as mais altas do mundo do que qualquer grande país!” Musk tuitou, acrescentando que a Tesla está “esperançosa de que haverá pelo menos um alívio temporário das tarifas para veículos elétricos.”

Do Valor Econômico