Toyota inicia produção de células a combustível para caminhões
Segundo a Toyota, os módulos integrados de células a combustível duplos garantem autonomia de até 480 km para caminhões com PBT de 40t
A Toyota começou a desenvolver módulos de células a combustível em sua fábrica de Kentucky, nos Estados Unidos. Os novos sistemas são para caminhões elétricos da classe 8. Ou seja, o equivalente aos pesados no Brasil. Segundo a empresa, os primeiros conjuntos vão chegar ao mercado em 2023.
De acordo com a Toyota, o desenvolvimento está sendo feito pela Hino. Ou seja, sua divisão de veículos comerciais e caminhões. Atualmente, a Hino é uma das maiores fabricantes de modelos com motor a diesel da Ásia.
De acordo com dados da Toyota, os módulos de célula a combustível dual (duplos), pesam cerca de 635 quilos e podem fornecer até 160 kW de potência contínua. Ou seja, o equivalente a 214 cavalos, bem como, autonomia em torno dos 480 km. Segundo a empresa, esse alcance será possível para caminhões rodando com até 40 toneladas de peso bruto total (PBT).
De acordo com a Toyota, além de oferecer boa dirigibilidade, o sistema se destaca pelo baixo nível de ruído. Seja como for, esta não é a primeira investida da Toyota no desenvolvimento de células a combustível. Assim, a empresa já trabalha com Kenworth e apresentou, no fim de 2020, um protótipo do caminhão T680 com o sistema – confira no vídeo acima. O modelo entrou em operação em portos do sul da Califórnia (EUA). Ou seja, em ambiente confinado.
Do Estradão