Toyota retoma produção no Brasil e confirma presença no Salão do Automóvel
Após uma tempestade que destruiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz, montadora retoma produção com motores importados
A Toyota estava em um cenário difícil no mercado brasileiro há um mês. A causa: a montadora japonesa tinha suas três fábricas no Brasil paralisadas após uma tempestade destruir a planta de Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro. Agora, ela vai retomar a produção nacional nesta segunda-feira, 3. Para isso, houve apoio “dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados”.
Trata-se de um retorno gradual. Inicialmente, a montadora vai produzir o Corolla Cross e o Corolla híbridos, nas unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente. A volta ocorrerá com os motores e peças importadas de outras unidades da Toyota no exterior – a fabricante não confirma de quais países elas vieram. Caso não houvesse a medida, a Toyota deixaria de produzir cerca de 25 mil carros no Brasil até o final de 2025.
A expectativa é que a produção de veículos com motores convencionais seja retomada em janeiro de 2026, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A medida abrange os seguintes veículos: Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch – exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro, ressalta a fabricante.
O Yaris Cross, que seria lançado em outubro, segue em preparação e pode dar as caras no final do ano. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024. Em relação à fábrica de motores de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido. A Toyota, que tinha saído da lista de marcas previstas para o Salão do Automóvel, que ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro, voltou atrás e confirmou a presença, segundo divulgado pela organização do evento.
Do Motor Show