Trabalhadores assistem documentário sobre o final do governo Lula
Sonhos, emoção e ansiedade enquanto o filme não começa
Prefeito Luiz Marinho recebe Lula antes do início do filme. Foto: Raquel Camargo / SMABC
Eram 19h45 quando as mais de 1.700 pessoas que nesta terça-feira (3) lotavam o auditório do Cenforpe, em São Bernardo, começaram a cantar “Olê, olê, olê, olá! Lula, Lula!”.
Animadas, elas saudavam o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que entrava na sala para assistir ao documentário “Pela primeira Vez”, que conta a história dos últimos momentos do ex-metalúrgico no exercício da Presidência da República.
Filmado em três dimensões (3D) por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do ex-presidente há dez anos, o documentário com pouco mais de 40 minutos era exibido pela segunda vez.
A estreia aconteceu em Brasília, mas a projeção em São Bernardo aconteceu para homenagear os antigos companheiros do ex-metalúrgico. E os companheiros gostaram da homenagem.
“A vida é feita de sonhos e Lula realizou o maior de todos. Foi lá e fez bonito. Vou dar os parabéns a ele”, comentou, emocionada, Rosimeire Conceição Pinto, da Comissão de Fábrica na Volks.
Para José Lopes de Sousa, cipeiro na Panex, assistir ao filme era importante para relembrar a trajetória do companheiro. “A gente recorda essas grandes vitórias que foram eleger um metalúrgico presidente da República e a primeira mulher a assumir o maior cargo do País”, afirmou com felicidade o metalúrgico.
Segundo José Correa de Lima, do CSE na Mahle, o documentário em três dimensões é uma coisa nova, que o Brasil ainda não conhece. Por isso ele estava ansioso e curioso para ver como era o filme.
Mas a emoção não ficou de lado. “Se der, vou aproveitar e dar um abraço em nosso companheiro presidente Lula”, garantiu Zé Correa, famoso por acompanhar as mobilizações da categoria com sua filmadora.
Lula foi recebido no Cenforpe pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que fez uma saudação ao ex-presidente antes do filme começar.
Da Redação