Trabalhadores na ZF, Otis e Revoluz estão mobilizados contra a reforma da Previdência

Série de assembleias na base é para alertar os trabalhadores e a sociedade e chamar para o ato das centrais sindicais amanhã, às 10h, na Praça da Sé

Fotos: Adonis Guerra

Os trabalhadores na Otis e ZF, em São Bernardo, e na Revoluz, em Diadema, aprovaram em assembleias fazer a luta que for necessária para barrar a reforma da Previdência. A mobilização nas fábricas da base é para levar a posição dos metalúrgicos do ABC para o ato das centrais sindicais amanhã, às 10h, na Praça da Sé, em São Paulo.

“Somos contra essa reforma e vamos tirar os encaminhamentos de luta para defender a posição da classe trabalhadora. Vamos fazer assembleias, passeatas, greves e, se necessário for, uma greve geral no Brasil”, convocou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

Na ZF ontem, Aroaldo alertou que a proposta é uma tentativa de retirar direitos dos trabalhadores.

“O governo alega que a Previdência é o maior gasto e, se não corrigir, vai estourar o orçamento federal. Isso é mentira. O maior custo do orçamento, em torno de 40%, é o pagamento do juro da dívida para os especuladores da bolsa. A Previdência representa 20%. Por que atacam os trabalhadores ao invés de atacar o maior custo?”, questionou.

As dúvidas sobre aposentadoria especial também foram levantadas. “Não está bem claro o que o governo fará com relação a esse tipo de aposentadoria, se vai considerar agentes nocivos”, explicou.

Otis

Na Otis, na manhã de ontem, o coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, alertou que o objetivo do governo é que ninguém mais se aposente. “Querem que nem nós nem nossos filhos tenham mais esse direito. Inclusive quem já está aposentado também terá problemas. É preciso que estejamos juntos para combater mais esse ataque”, afirmou.

O CSE na Otis, Edson da Silva Rodrigues, o Nhonho, lembrou que a Previdência não tem que ter lucro. “Ela tem que cumprir o papel de fazer um bem social no amparo de quem trabalhou a vida toda”, declarou. Mesmo assim, até 2015, não havia déficit na Previdência, que foi ocasionado pela crise no país.

 

Revoluz

 

Na Revoluz, a mobilização foi na sexta-feira, dia 15. O coordenador de área, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, alertou para a necessidade de luta. “Essa reforma não tira privilégios de quem têm, só querem passar por cima dos trabalhadores com um trator. Temos que resistir”, chamou.

O CSE na Revoluz, Adilson Lima da Silva, o Bahia, destacou a importância da unidade. “A solução para encarar as dificuldades é sempre conjunta. A união fortalece a defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse.

Cipa na ZF

Na eleição para Cipa que será realizada na quinta-feira, dia 21, vote nos candidatos apoiados pelo Sindicato, que estão comprometidos com a luta por mais segurança e melhores condições de trabalho.

“Os cipeiros são muito importantes para contribuir e somar na luta em defesa dos trabalhadores e estar juntos no dia a dia”, disse o coordenador do CSE na ZF, José Ribamar Feitosa da Silva.

1º Turno Metalúrgica: Zenivaldo Pereira de Araújo, o Zeni nº 10.

1º Turno Revestimento: Evanaldo Ferreira de Souza, o Paraíba nº 2.

2º Turno Metalúrgica: José Aparecido Alves da Silva, o Cido nº 6; Anildo Rodrigues Chaves, o Mineiro nº 7; Jocênia Mendes de Vasconcelos, a Jô nº 8; Ronildo Euzébio da Costa, o Mineiro do Mancal nº 11; Moisés Batista da Silva, o Boi nº 12.

2º Turno revestimento: Edvaldo Andrades dos Santos, o Sabiá nº 4.

3º Turno Geral: José Ribamar Feitosa da Silva, o Ribamar nº 9.

Da Redação.