Trabalho decente é tema de pesquisa do UAW e CNM/CUT no Salão do Automóvel
“Por trás de toda grande marca existe um grande trabalhador”, esse é tema da campanha que será divulgada no estande do United Auto Workers (UAW), em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), na 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Pela primeira vez na história do salão do automóvel representantes dos trabalhadores participam ativamente com a presença nesse estande, localizado na rua K, nº 15 (próximo à praça de alimentação dentro do Anhembi).
Durante o período do salão, de 24 de outubro a 4 de novembro, trabalhadores nas montadoras brasileiras Ford, Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen estarão auxiliando nesse trabalho de pesquisa junto aos consumidores. São cinco perguntas relacionadas ao trabalho decente para conhecer a opinião dos consumidores sobre o assunto. A pesquisa pretende levantar dados sobre o assunto e saber se as condições de trabalho nas montadoras podem influenciar no momento da compra de um carro.
O resultado da pesquisa servirá de base para os representantes dos sindicatos desenvolverem campanhas para o trabalho decente junto aos trabalhadores nas montadoras no Brasil e no mundo.
A CNM/CUT, que representa cerca de 800 mil metalúrgicos e metalúrgicas do país tem uma longa história de colaboração e parceria com o UAW e na opinião dos dirigentes da CNM/CUT, “essa participação é inovadora e de grande importância para a confederação que está sempre presente nas ações em defesa dos direitos dos trabalhadores”, diz Paulo Cayres.
A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do UAW, Bob King. “Iniciamos contatos com dirigentes das centrais sindicais no Brasil com objetivo de formar uma rede global de colaboradores para poder lutar na defesa do trabalho decente”, diz o dirigente.
Para João Cayres, secretário-geral e de relações Internacionais da CNM/CUT, “essa ação inédita vai ao encontro da nossa luta internacional contra o trabalho precário, campanha essa em marcha pela nossa federação internacional IndustriAll. Temos que fazer este trabalho de conscientização junto aos consumidores e consumidoras de veículos no mundo todo”, enfatiza.
Do CNM-CUT