Unisol: Formação para ajudar no desenvolvimento

O Curso Gestão de Cooperativa, que em julho vai formar sua segunda turma, ajuda as cooperativas da Unisol a superarem as dificuldades e a crescer econômica e socialmente.

Uma turma de 20 pessoas fez o curso há dois anos e, ao mesmo tempo, levou os conhecimentos adquiridos para dentro das cooperativas. Isso melhora a qualidade dos debates e colabora na busca de soluções.

“Eles não saem do curso já sabendo o que fazer. Na verdade, eles adquirem noções teóricas daquilo que já acontece no dia-a-dia da cooperativa”, disse Alexandre Antônio da Silva, assessor da Unisol.

Os frutos já estão aparecendo

Na grade curricular do curso de Gestão de Cooperativas tem administração, economia, produção, gestão financeira, políticas públicas, marketing e tudo aquilo que envolve uma empresa de economia solidária. Durante as aulas, os participantes também trocam experiências e buscam as soluções de acordo com as dificuldades de cada empreendimento.

Isso significa desenvolvimento de novas tecnologias, idéias para redução de custos, implantação de uma política de mercado mais agressiva e até mesmo a melhoria nas relações pessoais.

“O curso abriu um novo horizonte para mim, fez com que eu criasse coragem para conhecer meu potencial e assumir posições na cooperativa”, conta Loide da Silva Veiga, da Textilcooper, que fabrica colchas e cobertores.

Depois do curso, Loide, que hoje é presidente da cooperativa, assumiu a gerência de vendas e implantou nova filosofia. “Os resultados foram bons e as vendas aumentaram”, comemora ela.

O pessoal da segunda turma, que começou em abril e termina em julho, está gostando e já pensa como pode aplicar os conhecimentos na sua cooperativa.

Para o torneiro Joab Duarte, que está assumindo parte da área administrativa da Uniferco, em Diadema, as aulas já estão rendendo frutos.

A Uniferco fabrica caixas de passagens para dutos e caixas e refletores de poste de iluminação.

“Levo os debates que acontecem no curso para as reuniões internas, que acabam auxiliando na localização dos problemas e na busca das soluções”, comenta Joab.

Ele disse que a Uniferco está alcançando um ponto de equilíbrio financeiro. “Precisamos reconquistar o mercado perdido. Além disso, temos projeto para desenvolver novos produtos”, analisa ele.

Já Benedito da Silva Filho, operador de furadeira na Cooperfor, do Grupo Uniforja, as informações recebidas no curso ajudam  nos questionamentos e sugestões nas reuniões internas.

Benê, que já foi da Comissão de Fábrica na Mercedes, foi eleito agora para o Comitê Sindical da cooperativa. Ele acredita que os ensinamentos do curso serão úteis na sua função. “Tudo precisa de um planejamento. Com o curso, acredito que acontecerá um salto de qualidade na minha participação na cooperativa”, comenta.