Unisol no Fórum Social: Experiência inédita de economia solidária

A Unisol Brasil participa amanhã do Fórum na oficina Construindo a Cadeia do Algodão Orgânico na Economia Solidária. A experiência apresenta uma forma alternativa de produção econômica que respeita o meio ambiente e garante distribuição mais justa da renda.

A Unisol Brasil reúne cooperativas de produção do País e conta com o apoio do nosso Sindicato e da ADS – Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT.

O trabalho a ser apresentado amanhã é resultado do projeto Cadeia Solidária, que reuniu 33 empreendimentos para a confecção das 60 mil bolsas que serão usadas pelos participantes do fórum.

Organizados em cooperativas, associações e grupos, os trabalhadores compraram o algodão, produziram os fios e os tecidos, cortaram, serigrafaram e costuraram as bolsas.

“Conseguimos construir uma alternativa de produção econômica e solidária que eliminou os intermediários e aumentou o lucro para quem de fato produziu”, disse Loide da Silva Veiga, presidente da Textilcooper, de Santo André.

A Textilcooper, que até o ano passado produzia cobertores e mantas, reformou os teares para produzir o tecido das sacolas e, com isso, incorporou novos produtos a sua linha como pano de prato, de mesa e de chão.

Também participaram da Cadeia Solidária cooperativas de produtores rurais do Nordeste, que produziram o algodão orgânico, e a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos, de Porto Alegre, que confeccionou as sacolas.