Venezuela adere ao Mercosul
O presidente Hugo Chávez formalizou ontem à tarde, em Caracas, a entrada da Venezuela como quinto integrante do Mercosul. Participaram do ato os presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que tem status de país associado.
Com a adesão, o bloco passa a ter 250 milhões de habitantes, área de 13 milhões de quilômetros quadrados e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 2,3 trilhões, 76% do total da América do Sul. “Estabelecemos um muro contra a invasão de produtos dos EUA”, disse Chávez. “De maneira progressiva, a Venezuela irá incorporando-se ao muro”, completou.
O país abandonou a Comunidade Andina devido à iniciativa de outros membros, como o Peru, de negociar um tratado de livre-comércio com os EUA.
O responsável pela Integração da América do Sul do Ministério do Exterior, José Antônio Carvalho, qualificou como extremamente importante a participação da Venezuela, por causa da ampliação geográfica do mercado comum.
A seu ver, os venezuelanos vão revigorar o Mercosul ao trazer novos horizontes no cenário internacional.
Ele ressaltou também o potencial energético que o novo membro incorpora ao bloco e também seu potencial comprador, por ser rico em dólares vindos da exportação do petróleo.
Mesmo sem a Venezuela fazer parte do Mercosul, as exportações brasileiras ao país cresceram 51% entre 2004 e 2005.