Volks: Comitê Nacional se reúne hoje
As representações começam a debater um plano de luta contra as demissões anunciadas pela montadora.
Ações unitárias contra demissões
A reunião de hoje do Comitê Nacional dos Trabalhadores na Volks vai definir um plano conjunto de ações contra a intenção da multinacional de demitir 5.773 metalúrgicos no País.
O Comitê Nacional reúne representantes dos trabalhadores das fábricas Anchieta, Curitiba, São Carlos, Taubaté e Resende.
Além da reação conjunta dos trabalhadores contra as demissões, o Comitê vai debater a intervenção da delegação brasileira durante reunião anual do Comitê Mundial, que acontece entre os dias 8 e 12 na matriz em Wolfsburg, na Alemanha.
O plano da Volks ameaça não só as fábricas no Brasil, mas também a unidade em Navarra, na Espanha, que pode fechar. Só na Alemanha, a multinacional quer demitir 20 mil trabalhadores.
“Nossa intenção é articular com trabalhadores do mundo todo lutas conjuntas”, disse Wagner Santana, o Wagnão, vice-presidente do Comitê Mundial. A delegação brasileira também quer debater ações unitárias durante o encontro que acontece entre os dias 15 e 18 no México reunindo dirigentes sindicais dos países onde a Volks tem fábricas. São trabalhadores alemães, espanhóis, mexicanos, portugueses, argentinos e brasileiros.
“Também nesse encontro queremos definir um plano conjunto de ações”, comentou Wagnão.
Ele acredita que só uma reação unitária dos trabalhadores poderá levar a Volks a rever seu projeto de reestruturação.