Volkswagen e CBMM fazem parceria para veículo movido a bateria de nióbio
Na corrida para tornar os veículos elétricos uma opção cada vez mais viável, empresas querem ter veículos com a nova tecnologia até 2023
Na corrida para ver quem vai conseguir tornar os carros elétricos uma opção cada vez mais viável para os consumidores brasileiros, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CBMM fecharam parceria para avançar nessa disputa. A montadora e a líder mundial na produção de produtos feitos de nióbio se unem para desenvolver o primeiro veículo brasileiro movido a baterias de nióbio. Com o acordo, a montadora será a primeira, no mundo, a testar as baterias produzidas pela CBMM em parceria com a Toshiba.
O acordo entre as empresas prevê que a CBMM forneça as baterias para que a VWCO seja capaz de fabricar veículos adaptados a elas, do zero, na fábrica da montadora em Resende. Assim que o protótipo estiver evoluído — o que deve acontecer entre nos próximos dois a três anos — o novo veículo deve ser testado continuamente, evoluindo em horas (até chegar ao teste de 24 horas por dia em funcionamento).
Esses testes devem ser conduzidos na VWCO e, posteriormente, na planta da CBMM em Araxá (MG). Lá, o veículo deve funcionar tanto para transporte de pessoas dentro da própria planta e, em seguida, no transporte de funcionários pela cidade. A partir desses testes, a expectativa da CBMM é ter uma bateria de nióbio pronta para comercialização ao setor automotivo até o início de 2023.
A bateria de nióbio tem sido um ativo cada vez mais disputado, globalmente, para avançar de forma mais clara na eletrificação de veículos. Isso porque ela é capaz de ser carregada em minutos — o que é uma vantagem clara em relação às baterias de íon-lítio tradicionais, que podem levar horas para ter carga completa. A montadora não divulga qual é o investimento nessa nova parceria, mas afirma que faz parte de um plano de investimentos de 2 bilhões de reais, a ser aplicado nos próximos cinco anos.
Da Exame