Volkswagen vende 128 mil veículos em 2013, batendo novo recorde

O bom resultado deve-se à opção do câmbio automático de oito marchas e às versões de cabine simples.

A Volkswagen encerrou 2013 com recorde de vendas de comerciais leves no mercado brasileiro. De janeiro a dezembro, a marca comercializou 127,6 mil unidades, aumento de 9% sobre as vendas de 2012 no segmento, 10,5 mil unidades a mais que o recorde anterior, de 2012, quando atingiu 117,1 mil comerciais leves. No mesmo período, a indústria cresceu 4,3% no segmento.

Embora ainda esteja bem abaixo da Fiat, que registrou 157,9 mil comerciais leves em 2013, vale dizer que a Volks vendeu 231 unidades a menos que no ano anterior e registrou queda de participação de 19,96% para 19,24% no segmento, provavelmente como consequência das transições de linha da picape Strada e do furgão Fiorino (relançados em 2013). No mesmo intervalo 2012-2013, a participação da VW em comerciais leves subiu de 14,78% para 15,5%.

O modelo mais vendido da marca no segmento é a Saveiro, com 72,3 mil unidades no período. Na sequência vêm Kombi (25,2 mil unidades), Amarok (24,2 mil), Tiguan (5,6 mil) e Touareg (253). A Amarok ficou mil unidades abaixo da Kombi. A VW atribui o bom resultado à opção do câmbio automático de oito marchas e às versões de cabine simples. As vendas da Amarok cresceram 20% sobre 2012. O modelo subiu do quarto lugar em 2012 para o terceiro em 2013 entre as picapes médias. Nesse mesmo intervalo, sua participação subiu de 12% para 13,4% nesse segmento.

Da FEM/CUT com informações da Automotive Business