VW fecha centros de treinamentos no Brasil

Medida inclui CT de São Paulo, o maior da América Latina, de R$ 10,5 milhões. Marca vai transferir atividades para novo centro na fábrica de Anchieta

Durante oito anos, o Centro de Treinamento (CT) da Volkswagen em São Paulo foi motivo de orgulho da empresa, pois era o maior da marca na América Latina. Quem passa hoje na Avenida Washington Luís, porém, não vê mais nenhum sinal de que ali já funcionou uma imponente unidade da VW projetada para treinar 4,4 mil profissionais da rede de concessionárias por mês, ou quase 53 mil por ano.

Inaugurado em 2013, o CT de São Paulo encerrou as atividades em agosto do ano passado e foi acompanhado pelo fechamento de outros centros de treinamentos que a VW tinha no Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

Segundo a Volkswagen, esse fechamento geral nada tem a ver com os efeitos da pandemia, pois a decisão já teria sido tomada antes. O objetivo da medida seria transferir todas as atividades para um novo centro de treinamento a ser inaugurado dentro da fábrica de Anchieta, ainda sem data confirmada. Também teria pesado na decisão o aumento da digitalização do processo de treinamento.

A Volkswagen afirma que 60% dos cursos voltados para a capacitação do pessoal das concessionárias atualmente são feitos de modo online. Uma grande vantagem, sem dúvida, será na redução de custo, já que os locais onde os CTs são instalados costumam ser alugados. O custo na época da implantação no CT de São Paulo foi de R$ 10,5 milhões e fazia parte de um investimento maior em uma rede de oito centros de treinamentos, que totalizava R$ 20 milhões.

Do Automotive Business