Coletivo de Políticas Industriais conhece fábrica de soldas 4.0 da Scania
Foto: Divulgação
Os integrantes do Coletivo de Políticas Industriais do Sindicato conheceram a fábrica de solda de cabinas da Scania em visita na sexta-feira, dia 7.
O diretor executivo do Sindicato, responsável por Políticas Industriais, Wellington Messias Damasceno, explicou que o Coletivo tem feito visitas para aprofundar o conhecimento sobre as realidades nas fábricas, universidades e Senai da região.
“Os trabalhadores têm que pensar políticas de geração de emprego e desenvolvimento industrial e propor ações que dialoguem com o que existe na base. É extremamente importante ouvir todos os envolvidos porque a construção de caminhos de futuro sempre passa pela questão humana”, afirmou.
A fábrica foi inaugurada em agosto do ano passado sob os conceitos da Indústria 4.0. O Coletivo já havia conhecido as fábricas de motores e chassis da montadora.
O coordenador da representação na Scania, Regis Guedes, reforçou que o conhecimento é fundamental para o grupo propor melhorias. “Conhecer o que tem de mais moderno na região é fundamental para ajudar no debate da Indústria 4.0 e para que a discussão de nacionalização de peças e do desenvolvimento ganhe força”, disse.
Para o integrante do CSE na Scania e do Coletivo, Rafael Fuke Jobb, o Japa, o avanço da tecnologia está colocado, mas é preciso discutir a fundo os cenários da indústria.
“A empresa tem a visão da parte positiva da tecnologia. Nós temos a visão do trabalhador, de pensar onde estaremos dentro da realidade da Indústria 4.0, a qualificação que será necessária e os postos de trabalho que surgirão”, avaliou.