CUT realiza ato em Brasília contra a escalada de juros
Foto: Adonis Guerra
Os Metalúrgicos do ABC participam hoje do protesto em Brasília realizado pela CUT e demais centrais contra o aumento dos juros no País. “No dia em que o Comitê de Política Monetária, o Copom, se reúne para decidir a taxa de juros, não podemos abrir mão de fazer a crítica e a disputa no campo da economia”, afirmou o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.
O ato acontece a partir das 10h, em frente à sede do Ministério da Fazenda, destacando que os juros altos penalizam a produção e reduzem os empregos.
Segundo o dirigente, como tem se repetido nos últimos seis meses, a expectativa do noticiário da grande mídia, que representa os interesses financeiros, é que o Copom anuncie hoje mais uma alta da taxa básica de juros.
“Atualmente, a taxa Selic – usada nas negociações de títulos públicos e que dá referência às demais taxas de juros da economia – está em 13,75% ao ano”, lembrou Sérgio Nobre.
A CUT tem criticado essa tendência de alta da taxa. “É coisa de um grupo de burocratas, que não entendem nada de produção. É antiga nossa reivindicação de que os trabalhadores também façam parte do Copom”, prosseguiu o secretário-geral.
Além da manifestação na frente da sede do Ministério da Fazenda, a CUT intensificará a mobilização para a Marcha das Margaridas, que ocorre em Brasília entre os dias 11 e 12 de agosto.
Da Redação.