Desenvolvimento e felicidade

Sustentabilidade, trabalho, meio ambiente e modelo de desenvolvimento. Esses foram os temas da 10ª Conferência Pesquisa e Ação Sindical, evento promovido pelo Instituto Observatório Social (IOS) na semana passada em São Paulo.

Professores da USP, PUC e UNICAMP em conjunto com dirigentes da CUT, Instituto Polis, Fórum Amazônia Sustentável e OIT (Organização Internacional do Trabalho) defenderam um modelo que assegure prosperidade econômica, social e sustentável.

Para Ladislaw Dowbor, pesquisador e professor da PUC e um dos debatedores na conferência, essa construção implica em elencar de forma ordenada os resultados mínimos desejados com as
ações necessárias correspondentes.

O professor aponta que existem iniciativas que deram certo em diversas regiões do mundo, setores ou instâncias de atividades e que sendo consideradas as diversidades existentes podem ser reproduzidas como não reduzir o cidadão à miséria, não trabalhar mais de quarenta horas, rever a forma de quem se cobra imposto e onde se aplica o que se arrecada, não dificultar o acesso ao conhecimento e às tecnologias sustentáveis, garantir os recursos técnicos e organizacionais necessários para assegurar acesso a um trabalho decente e socialmente útil.

“Como sociedade, desejamos não somente sobreviver, mas viver com qualidade de vida e, porque não, com felicidade”, finaliza Ladislaw Dowbor.

Departamento de Formação