Ex-ministro Luiz Dulci abre curso de formação do Sindicato

Foto: Adonis Guerra

Mais de 100 dirigentes e militantes participaram na última terça, 1º de setem­bro, da aula inaugural do curso Difusão de Conheci­mento, do convênio entre o Sindicato e a Fundação Perseu Abramo. A ativida­de aconteceu no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede, e contou com a participação do ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci.

“A base tem que estar consciente do seu papel e, por isso, a formação é um processo fundamental para garantir negociações ainda mais assertivas”, afirmou o diretor de Organização, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

Para Luiz Dulci, a formação é imprescindível no sindica­lismo. “Primeiro porque as relações de trabalho são com­plexas e é importante que os dirigentes entendam o pro­cesso produtivo, conheçam bem a realidade econômica e estejam preparados para negociar”, declarou.

“E isso se adquire com a experiência de trabalho na fábrica, mas também com o estudo, com uma formação estruturada. É muito difícil fazer isso individualmente, portanto uma escola como a do Sindicato, ao oferecer este tipo de conteúdo baseada em princípios pedagógicos adequados e com metodolo­gia criativa, facilita também o aprendizado da categoria”, concluiu Dulci.

Da Redação.