Gestão na Agência teve a marca dos trabalhadores

O presidente do Sindi­cato, Rafael Marques, que presidiu a Agên­cia de Desenvolvimento Eco­nômico do Grande ABC entre 2013-2015, transmitiu o cargo ontem ao prefeito de Mauá, Donisete Braga, na presidência da entidade, em Santo André, para o período de 2015-2017.

“É muito importante essa alternância de segmentos na presidência da Agência para que cada um leve suas experiências e prioridades que beneficiem o desenvolvimento de toda a região”, afirmou Rafael.

“É preciso juntar forças para avançar e essa coesão regional está traduzida aqui na Agên­cia com a participação de trabalhadores, empresários, poder público, parlamento e universidades”, prosseguiu.

Foi a primeira vez que um representante sindical esteve à frente da Agência, entidade criada em 1998 com o papel estratégico de articular as ações de desenvolvimento econômico no ABC. Reúne 29 das principais entidades da região, entre elas as sete Prefei­turas por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, associações comerciais, uni­versidades, empresas do Polo Petroquímico e sindicatos.

“O Sindicato chegou à presidência da Agência com participação, presença e dis­puta de cada espaço que possa trazer conquistas para o tra­balhador. É muito importante conhecerem os espaços de atuação regional”, disse Rafael.

O dirigente fez um balan­ço dos projetos da Agência nos últimos dois anos e citou as conquistas do período. “Avançamos em projetos de inovação, qualificação pro­fissional, diversificação dos negócios da cadeia produtiva, fortalecimento das empresas, do emprego e aumento de competitividade”, explicou.

“O ABC tem sido atuante para levar ao governo federal as demandas da indústria. Influenciamos e participamos ativamente do processo de construção do Inovar-Auto e a inclusão da Ferramentaria como Pesquisa e Desenvolvi­mento”, afirmou.

Rafael destacou o levanta­mento da demanda das em­presas para a qualificação de trabalhadores em cursos do Pronatec Brasil Maior. “Em uma grande mobilização nas empresas e com o governo federal, conseguimos mais de 38 mil vagas em cursos para os trabalhadores. As turmas fo­ram abertas dentro das fábricas para qualificação profissional”, disse.

Rafael dividiu a direção com o professor Joaquim Celso Freire Silva, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que foi reeleito para o cargo de vice-presidente. “A união de trabalho com o conhecimento na direção da Agência foi pioneira. São am­bos fundamentais para o de­senvolvimento econômico da região”, ressaltou Rafael.

O dirigente também desta­cou o estudo sobre o potencial da região para a cadeia produ­tiva da indústria da defesa, com as oportunidades de desenvolvi­mento e de emprego que surgem a partir do projeto Gripen e da compra dos caças pela Força Aérea Brasileira, a FAB.

“A Agência trabalha com inteligência para organizar os setores produtivos e desenvol­ver a região. Em 2013, fizemos o Planejamento Estratégico com as metas a serem cumpridas e concentramos esforços para fortalecer as empresas e estimu­lar o emprego”, contou.

A aproximação com entida­des como o Sebrae, e os secre­tários de Desenvolvimento do Estado também foi destacada pelo dirigente.

“Contamos com a Agência para continuar o trabalho, construir projetos novos e buscar novas oportunidades de desenvolvimento e emprego na região”, concluiu.

 

Principais projetos da Agência

ABC Inovação

Convênio com o Sebrae Nacional que atendeu 460 micro e pequenas empresas em mais de 25 mil horas de consultorias tecnológicas, certificações de ISO e calibrações.

INOVA ABC

Nova etapa do ABC Inovação, com previsão de atendimento a 700 micro e pequenas empresas da re­gião. O objetivo é aprimorar processos para fortalecer as empresas, aumentar a competitividade e a inovação.

Pronatec Brasil Maior e Plano Regional de Educação Profissional e Tecnológica

A Agência captou 38 mil vagas demandadas pelas empresas em cursos do Pronatec Brasil Maior para qualificar trabalhadores em convênio com o governo federal. Também iniciou a estruturação do Plano Re­gional de Educação Profissional.

Cadeia de defesa

Projeto de análise do potencial competitivo da região para a cadeia de defesa feito em conjunto pela Agência, Consórcio e Sindicato. A primeira etapa foi o estudo das oportunidades de novos negócios e de como aproveitar a estrutura da região. 

Programa de Desenvolvimento Econômico e Turismo Regional

Convênio entre Consórcio e a Agência. Entre as ações estão o estudo do potencial da Represa Billings para esportes náuticos; estudo do impacto da Linha 18-Bronze do Metrô no ABC; Inventário Tecnológico; workshop de turismo industrial e site ABCTur. 

Integração Universidade – Empresa 

A Agência trabalha para aproximar as universidades e os setores produtivos com o objetivo de aproveitar o potencial de pesquisa e desenvolvimento das universida¬des para atender a demanda por inovação das empresas. 

Investimento em inovação 

Reestruturação da equipe de consultores que visitam as empresas e identificam oportunidades de inovação. A equipe orienta sobre as linhas de crédito disponíveis na FINEP (Agência Brasileira da Inovação), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econô¬mico e Social) e Caixa Econômica Federal. 

Programa Nacional de Desenvolvimento de Fornecedores do MDIC 

Convênio com o Ministério do Desenvolvimen¬to, Indústria e Comércio Exterior para atender 25 indústrias de pequeno e médio portes da cadeia de fornecedores de sistemistas automotivos. São consultorias de melhorias de gestão e processos para se adequar aos requisitos de fornecimento das grandes empresas. 

Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul (Focem Auto) 

Reúne 100 indústrias do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo 25 empresas do ABC. Convênio entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimen¬to Industrial) e o Consórcio com o apoio da Agência para capacitação, oficinas de boas práticas, rodadas de negócios e consultorias. 

Incubadoras 

Convênio com as prefeituras de Santo André (InNova) e Mauá (Barão de Mauá). São 15 empresas incubadas nas duas cidades que recebem apoio para desenvolver projetos de inovação.

Programa de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Regional
Convênio entre Consórcio e a Agência. Entre as
ações estão o estudo do potencial da Represa Billings
para esportes náuticos; estudo do impacto da Linha
18-Bronze do Metrô no ABC; Inventário Tecnológico;
workshop de turismo industrial e site ABCTur.
Integração Universidade – Empresa
A Agência trabalha para aproximar as universidades
e os setores produtivos com o objetivo de aproveitar o
potencial de pesquisa e desenvolvimento das universidades
para atender a demanda por inovação das empresas.
Investimento em inovação
Reestruturação da equipe de consultores que
visitam as empresas e identificam oportunidades de
inovação. A equipe orienta sobre as linhas de crédito
disponíveis na FINEP (Agência Brasileira da Inovação),
BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social) e Caixa Econômica Federal.
Programa Nacional de Desenvolvimento de Fornecedores
do MDIC
Convênio com o Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior para atender 25
indústrias de pequeno e médio portes da cadeia
de fornecedores de sistemistas automotivos. São
consultorias de melhorias de gestão e processos
para se adequar aos requisitos de fornecimento das
grandes empresas.
Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva
no Âmbito do Mercosul (Focem Auto)
Reúne 100 indústrias do Brasil, Argentina, Paraguai
e Uruguai, sendo 25 empresas do ABC. Convênio
entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento
Industrial) e o Consórcio com o apoio da Agência
para capacitação, oficinas de boas práticas, rodadas de
negócios e consultorias.
Incubadoras
Convênio com as prefeituras de Santo André
(InNova) e Mauá (Barão de Mauá). São 15 empresas
incubadas nas duas cidades que recebem apoio para
desenvolver projetos de inovação.

Da Redação.