Metalúrgicos do ABC realizam ato da campanha de doação de medula no 12º CONCUT
Foto: Edu Guimarães
Os metalúrgicos do ABC realizaram nesta sexta-feira, dia 16, ato da campanha de doação de medula óssea ‘Metalúrgicos do ABC pela Vida’ e pediram a solidariedade dos delegados do 12º Congresso Nacional da CUT, o CONCUT.
“Que os sindicatos e CUTs estaduais possam fazer um grande movimento e ampliar o cadastro de doadores em todo o País”, afirmou a diretora executiva do Sindicato e coordenadora da campanha, Ana Nice Martins de Carvalho.
A estimativa é de que, a cada 100 mil pessoas, saia um doador compatível. “A classe trabalhadora não luta apenas por salários e empregos, luta por vida”, destacou.
A Campanha foi lançada em 1º de outubro em busca de um doador de medula óssea para Felipe Martins da Silva, de 3 anos, filho do companheiro na ZF, em São Bernardo, Luciano Antonio da Silva, o Barney.
O transplante de medula óssea nada tem a ver com transplante da medula espinhal. A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos e produz células sanguíneas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O doador é identificado a partir de exames de sangue e a doação não envolve cirurgia, cortes ou pontos.
A doação será feita em grupos e organizada pelo Sindicato da seguinte forma: trabalhadores voluntários devem entrar em contato com o Departamento de Saúde do Trabalhador, o DST, nos números 4128- 4208 e 4128-4230, deixar nome e contato para o agendamento de transporte e a coleta no Hemocentro. Para saber quem pode ser doador, documentos necessários para cadastro, local e como é feita a coleta, acesse http://goo.gl/BlSCwU.
Da Redação.