Nota oficial do Sindicato sobre o anúncio de estudos de uma aliança estratégica entre a Volks e Ford
A Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu com cautela o comunicado da Volks, intitulado ‘Volkswagen AG e Ford estudam aliança estratégica para expandir capacidades, fortalecer competitividade e atender melhor os clientes’, divulgado no final da tarde da última terça-feira, 19.
No boletim, as montadoras afirmam ter assinado um ‘Memorando de Entendimentos” para estudos sobre projetos conjuntos, incluindo linha de veículos comerciais.
Apesar de não ter detalhes sobre como se dará essa aliança anunciada, o Sindicato está atento para defender os interesses dos trabalhadores, como sempre defendeu e evitar que qualquer definição empresarial possa impactar sobre os empregos em nossa base territorial.
O Sindicato relembra, que em 1987, quando a Volks e a Ford fizeram a fusão que criou a Autolatina, 11 mil trabalhadores foram demitidos nas duas empresas, só no primeiro ano, e diversas unidades fabris foram fechadas.
Temos assistido em todo o mundo a fusão de empresas, como a Mercedes-Benz, pertencente ao grupo Daimler, com a aquisição da Chrisler, depois desfeita; a Fiat com a Jeep, Nissan e Renault, entre outras.
O que esperamos é que essa fusão anunciada não provoque prejuízos aos trabalhadores, que podem ser ainda maiores do que foram nos quase dez anos da Autolatina, já que o comunicado afirma que se trata de uma parceira global, envolvendo as plantas da Volks e Ford em todo o mundo.
Ainda é cedo para avaliar o impacto deste anúncio, mas a história ensina e os Metalúrgicos do ABC e seus representantes nas duas montadoras acompanharão de perto todos os desdobramentos destes estudos.
O Sindicato busca, junto aos representantes das montadoras, mais informações sobre o que as companhias pretendem para suas plantas no ABC e reafirma sua vocação na defesa intransigente dos empregos.
Também conclamamos que os demais sindicatos de trabalhadores, seus representantes legítimos em todo o mundo, também acompanhem de perto esse processo. Estamos ligados.
A Diretoria